Com apoio do CTA, Secretaria Municipal de Saúde levou serviços de prevenção e estrutura de atendimento ao público presente no evento

Neste domingo (28), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou ativamente da Marcha LGBTQIAPN+, levando para a avenida um stand do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Além da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, o espaço ofereceu vacinação e estrutura para atendimento médico, garantindo assistência e prevenção aos foliões durante a festa, demonstrando a importância da saúde inclusiva.

A enfermeira do CTA, Adriane Cobucci, destacou a importância da iniciativa. “Ver os foliões passando pelo stand para realizar os testes é muito gratificante, porque esse é o intuito: oferecer um serviço de prevenção de forma acessível. Não existe outra maneira de saber se a pessoa tem ou não uma IST sem fazer o teste. Além disso, a vacinação também é fundamental, já que protege contra doenças como HPV e hepatites A e B, que também são sexualmente transmissíveis”, afirmou.

A técnica de imunização, Walkíria Cardeal, ressaltou a parceria entre os setores da saúde. “Vacinação e testagem caminham juntas na prevenção. Hoje oferecemos vacinas do calendário do adulto, como HPV, tétano, hepatite, sarampo e influenza. Essa união fortalece o cuidado com a população”, disse.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Katiussa Ribeiro, a retomada da participação do CTA em eventos é um marco. “Estávamos afastados por um tempo e retornar esse ano em uma ação como essa é fundamental. A população estava carente da testagem de IST’s e trazer esse serviço de volta em um evento inclusivo como a Marcha é de grande importância”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou o compromisso da gestão. “Estamos presentes mais uma vez em um grande evento da cidade, levando saúde inclusiva, prevenção e informação. O objetivo é garantir que as pessoas possam se divertir com consciência e proteção. Essa é uma marca do governo Valderico Junior: estar próximo da população em diferentes espaços”, destacou.

A iniciativa foi bem recebida pelo público. A universitária Marcela Souza contou que aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido. Já o auxiliar de serviços gerais Irenilton Valetim afirmou que considera importante prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Para Ratinho Menezes, organizador da Marcha LGBTQIAPN+ em Ilhéus, a parceria fortalece o movimento. “A presença do CTA é fundamental para a prevenção, para proteger nossa população e também para quebrar preconceitos. Esse apoio da Secretaria de Saúde mostra que o cuidado precisa estar em todos os eventos, seja de esporte, cultura ou lazer”, pontuou.

Com grande adesão dos foliões, a ação mostrou que saúde e inclusão caminham juntas, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a promoção da qualidade de vida e da cidadania.

Por ASCOM SESAU

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *