Uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município de Ilhéus, está em tramitação na Câmara Municipal de Ilhéus para que seja incluído a recondução ou reeleição na mesma legislatura e conta com a assinatura de 17 Vereadores.

Segundo o documento, o mandato da mesa diretora terá duração de 02 anos, sendo permita a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente na mesma legislatura.

Ocorre, que caso seja aprovado essa emenda, por exemplo, César poderá ser presidente mais uma vez na mesma legislatura, no caso uma reeleição, o problema está na próxima legislatura, vez que ele poderá concorrer mais uma vez a presidência, por conta que se trata de outra legislatura.

Isso é inconstitucional, e o caso aconteceu este ano na Assembleia Legislativa da Bahia, quando o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia foi eleito pela terceira vez, mas em outra legislatura. No caso em tela, foi eleito para a presidência do Legislativo estadual em 2021, reconduzido em 2023 e, neste ano, eleito para o terceiro mandato consecutivo.

Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar Mendes lembrou que, em 2022, o Supremo vedou a recondução ilimitada de integrantes da mesa diretora do Poder Legislativo estadual. O tema foi discutido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6688, 6698, 6714 e 7016, quando o Plenário definiu que a recondução é permitida apenas uma vez para as composições formadas no biênio 2021-2022, sem a possibilidade de reeleição para os mesmos cargos nos biênios seguintes.

Clique aqui e veja o projeto na íntegra 

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *