21 de setembro de 2026


Instituto AOCP
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Anunciar em blog de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, promove apresentação que une dança, literatura e música em referência à identidade local

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o espetáculo “CACAU – Memórias com Cheiro de Chocolate”, que aborda a trajetória da cidade a partir da cultura cacaueira. A proposta da apresentação é narrar aspectos históricos e sociais de Ilhéus por meio da dança, integrando outras linguagens artísticas.

O espetáculo é construído com base em trechos de obras de Jorge Amado, trilha sonora de compositores como Reizinho e Saul Barbosa, além de cenários assinados por artistas locais. A montagem reúne elementos que fazem referência à história econômica e cultural da cidade, com foco no cacau como componente central.

Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da região, o impacto de eventos como a praga da “Vassoura de Bruxa” e o processo de reconstrução das lavouras. O espetáculo também propõe uma reflexão sobre a relação da comunidade com o território e com o cultivo do cacau.

A apresentação busca contextualizar o papel da cultura cacaueira na formação da identidade local, utilizando recursos cênicos, literários e musicais para apresentar diferentes momentos da história de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *