
Camile Maltez assume presidência do partido após votação que mobilizou 483 filiados. Pela estadual, Jonas Paulo e Elen também saíram vencedores em Ilhéus
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus realizou neste domingo (6) o Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que definiu os novos rumos do partido para os próximos anos. A jornalista e militante da cultura, Camile Maltez, foi eleita presidenta da sigla no município com 452 votos. A eleição contou com a participação de 483 filiados, representando um crescimento de 50% no número de votantes em relação ao último PED, realizado em 2019.
Além da presidência municipal, foram eleitas as chapas que comporão os diretórios local, estadual e nacional. Em Ilhéus, a chapa “Democracia e Unidade” (CNB) conquistou 394 votos e será a majoritária no próximo diretório. Já a chapa “Organizar o PT é Mudar Ilhéus”, formada por jovens, quilombolas e representantes LGBTQIA+, obteve 56 votos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Recebo esse resultado com muita gratidão e consciência da responsabilidade que essa missão representa. O PT de Ilhéus tem uma trajetória de lutas, conquistas e resistência. Nossa gestão será construída com diálogo, escuta ativa e participação da militância, fortalecendo cada vez mais nossas bases e a presença do partido na sociedade de Ilhéus e nos territórios”, celebra Camile Maltez, que assume a presidência pelos próximos quatro anos.
Força local – A votação em Ilhéus também refletiu a força das lideranças locais nas disputas estadual e nacional. Jonas Paulo e Elen Coutinho foram os mais votados para a presidência estadual do PT Bahia, vencendo Tássio Brito por 251 votos. Já para a presidência nacional do partido, Edinho Silva venceu Rui Falcão com 355 votos contra 97.
O atual presidente do PT Ilhéus, Ednei Mendonça, também comemorou o fortalecimento da militância local e o caráter democrático do processo. “A expressiva participação no PED 2025 mostra que a militância valoriza o que foi construído até aqui”, disse. “Ao mesmo tempo, reconheco na companheira Camile a força da renovação, a chegada de um novo fôlego e o investimento em um quadro político com sensibilidade, preparo e compromisso com a coletividade”, declarou.
A vereadora Enilda Mendonça, que apoiou Jonas Paulo, avaliou o resultado como um indicativo da sintonia da base com a condução política que vem sendo feita. “Saímos deste PED com uma militância ainda mais forte e afinada com os rumos que temos construído. A vitória de Jonas Paulo em Ilhéus reafirma o compromisso da base com uma direção partidária comprometida com o projeto popular e democrático que o PT representa”, afirmou a parlamentar.
Também foram eleitas as chapas para as esferas estadual e nacional. A chapa estadual “Partido Forte” venceu com 255 votos, seguida por “Muda Mais” (108 votos) e “Resistência e Democracia” (104 votos). No plano nacional, a chapa “Derrotar a extrema direita e avançar na constituição de um novo Brasil” (CNB) foi a mais votada, com 339 votos. As chapas “Campo Popular” e “Lula, PT e Resistência Socialista” obtiveram, respectivamente, 96 e 20 votos.
O PED 2025 reafirma o compromisso do PT com a democracia participativa e fortalece a atuação do partido no município, com base no diálogo, na escuta e na construção coletiva de um projeto político popular.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.