
Camile Maltez assume presidência do partido após votação que mobilizou 483 filiados. Pela estadual, Jonas Paulo e Elen também saíram vencedores em Ilhéus
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus realizou neste domingo (6) o Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que definiu os novos rumos do partido para os próximos anos. A jornalista e militante da cultura, Camile Maltez, foi eleita presidenta da sigla no município com 452 votos. A eleição contou com a participação de 483 filiados, representando um crescimento de 50% no número de votantes em relação ao último PED, realizado em 2019.
Além da presidência municipal, foram eleitas as chapas que comporão os diretórios local, estadual e nacional. Em Ilhéus, a chapa “Democracia e Unidade” (CNB) conquistou 394 votos e será a majoritária no próximo diretório. Já a chapa “Organizar o PT é Mudar Ilhéus”, formada por jovens, quilombolas e representantes LGBTQIA+, obteve 56 votos.
CANAL NO WHATSAPP:
Receba as notícias de Ilhéus e região em tempo real.
Clique aqui e participe!
SIGA NO INSTAGRAM:
Acompanhe fotos, vídeos e os bastidores do Ilhéus.Net.
Siga @ilheusnet agora!
“Recebo esse resultado com muita gratidão e consciência da responsabilidade que essa missão representa. O PT de Ilhéus tem uma trajetória de lutas, conquistas e resistência. Nossa gestão será construída com diálogo, escuta ativa e participação da militância, fortalecendo cada vez mais nossas bases e a presença do partido na sociedade de Ilhéus e nos territórios”, celebra Camile Maltez, que assume a presidência pelos próximos quatro anos.
Força local – A votação em Ilhéus também refletiu a força das lideranças locais nas disputas estadual e nacional. Jonas Paulo e Elen Coutinho foram os mais votados para a presidência estadual do PT Bahia, vencendo Tássio Brito por 251 votos. Já para a presidência nacional do partido, Edinho Silva venceu Rui Falcão com 355 votos contra 97.
O atual presidente do PT Ilhéus, Ednei Mendonça, também comemorou o fortalecimento da militância local e o caráter democrático do processo. “A expressiva participação no PED 2025 mostra que a militância valoriza o que foi construído até aqui”, disse. “Ao mesmo tempo, reconheco na companheira Camile a força da renovação, a chegada de um novo fôlego e o investimento em um quadro político com sensibilidade, preparo e compromisso com a coletividade”, declarou.
A vereadora Enilda Mendonça, que apoiou Jonas Paulo, avaliou o resultado como um indicativo da sintonia da base com a condução política que vem sendo feita. “Saímos deste PED com uma militância ainda mais forte e afinada com os rumos que temos construído. A vitória de Jonas Paulo em Ilhéus reafirma o compromisso da base com uma direção partidária comprometida com o projeto popular e democrático que o PT representa”, afirmou a parlamentar.
Também foram eleitas as chapas para as esferas estadual e nacional. A chapa estadual “Partido Forte” venceu com 255 votos, seguida por “Muda Mais” (108 votos) e “Resistência e Democracia” (104 votos). No plano nacional, a chapa “Derrotar a extrema direita e avançar na constituição de um novo Brasil” (CNB) foi a mais votada, com 339 votos. As chapas “Campo Popular” e “Lula, PT e Resistência Socialista” obtiveram, respectivamente, 96 e 20 votos.
O PED 2025 reafirma o compromisso do PT com a democracia participativa e fortalece a atuação do partido no município, com base no diálogo, na escuta e na construção coletiva de um projeto político popular.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Ufologia, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.