No último sábado (28), o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou das festividades em celebração aos 491 anos da cidade. A programação incluiu uma missa solene em ação de graças e a inauguração da nova iluminação da ponte Jorge Amado, que agora conta com tecnologia em LED, proporcionando mais segurança e beleza à paisagem urbana.
Durante o evento, Jabes confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026, anunciada no programa de rádio Tropa de Elite, na última sexta-feira (27). Segundo ele, o objetivo é ampliar a representação do sul da Bahia em Brasília, buscando recursos e projetos para fortalecer o desenvolvimento regional.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Ilhéus é minha casa, minha origem e minha motivação. Coloco meu nome à disposição para continuar defendendo nossa terra e nosso povo”, declarou Jabes durante a cerimônia.
As comemorações do aniversário da cidade continuaram com o anúncio, por parte do prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, de um pacote de obras que beneficiará diferentes regiões do município.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.