Através de iniciativa da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), aparelho foi instalado na Praça Dom Eduardo (Catedral)
A cidade de Ilhéus deu um importante passo na promoção da saúde e segurança da população. Na tarde desta quinta-feira (03), a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB) realizou, na Praça Dom Eduardo (Catedral de São Sebastião), o curso “Salve uma Vida”, uma ação que teve como objetivo capacitar profissionais e membros da comunidade a reconhecer e agir corretamente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A iniciativa reuniu representantes da Guarda Municipal, agentes da SUTRAM, Bombeiros, Polícia Militar, Salva-Vidas, além de estudantes de enfermagem e moradores da cidade. Durante o curso, mais de 80 pessoas foram capacitadas na prática, aprendendo técnicas essenciais para agir com rapidez e segurança em situações de emergência.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que destacou a importância de ações educativas que capacitem a população para atuar de forma imediata e eficaz na preservação da vida.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, a realização do curso e a doação do equipamento partiram de uma iniciativa do médico Fábio Maron, presidente da SAEB. “O doutor Fábio nos procurou com a proposta do curso ‘Salve uma Vida’, que ele já desenvolveu em outras cidades, e imediatamente, com o apoio do prefeito Valderico Junior, abraçamos essa ideia tão importante. Além do curso, recebemos também a doação de um Desfibrilador Automático Externo, que agora passa a ser patrimônio da nossa cidade”, afirmou a secretária.
Ao final da capacitação, foi instalado na Praça da Catedral um totem com o desfibrilador, acompanhado de uma placa comemorativa que celebra a doação feita pela Sociedade Baiana de Anestesiologia. O equipamento, conhecido como DEA, é fundamental para atender casos de parada cardíaca, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que tenha recebido o treinamento adequado.
Sonilda Melo enfatizou que o aparelho está disponível para toda a sociedade e reforçou a necessidade de preservação do equipamento. “Pedimos à população que cuide bem do desfibrilador, para que ele esteja sempre pronto para uso e possa salvar vidas. É um bem coletivo, que precisa ser preservado e protegido contra qualquer ato de vandalismo”, alertou.
A entrega do DEA e a realização do curso “Salve uma Vida” integraram a programação do 21º ENAI – Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia, evento que aconteceu em Ilhéus e reuniu profissionais de saúde de várias cidades do estado.
Por ASCOM SESAU

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.