A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao primeiro mutirão de oftalmologia promovido por esta gestão. A iniciativa visa atender a demanda reprimida de consultas e exames oftalmológicos no município, facilitando o acesso da população a esses serviços essenciais.
De acordo com a secretária de Saúde, Sonilda Mello, a prioridade desta ação está nos distritos, onde os moradores enfrentam dificuldades para se deslocar até a área central da cidade. O mutirão teve início nesta quarta-feira (27) na unidade de saúde Euller Ázaro, localizada no bairro Teotônio Vilela, e seguirá até o dia 4 de abril, percorrendo diversas localidades do município.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Quem já passou pela triagem de exames de vista e está agendado para o atendimento pode ficar tranquilo, pois será atendido conforme o horário marcado. Estamos trabalhando em parceria com o Instituto Nacional da Visão para garantir que a população receba o melhor atendimento possível”, destacou a secretária.
Atendimentos e depoimentos da população
No primeiro dia do mutirão, foram atendidas 383 pessoas, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O vigilante Gilmar Cerqueira Santos, morador do bairro Teotônio Vilela, elogiou a ação e afirmou que o atendimento, desde a triagem até os exames com o especialista, foi muito satisfatório. Já o fotógrafo José Raimundo Almeida Campos, residente no bairro da Conquista, destacou que soube do mutirão pelas redes sociais e rapidamente buscou a triagem, conseguindo agendar seu exame na Carreta da Visão. Ele ressaltou que precisava há muito tempo desses exames e ficou satisfeito com a eficiência do atendimento. A costureira Maria Aparecida Santos, também moradora de Teotônio Vilela, compartilhou da mesma opinião, classificando o serviço como excelente.
Cronograma do mutirão nos distritos
Nos próximos dias, o mutirão seguirá para os seguintes distritos e comunidades:
• 27/03 – Posto de Saúde de Olivença;
• 28/03 – Posto de Saúde de Tulha;
• 29/03 – Posto de Saúde de Sambaituba;
• 30/03 – Posto de Saúde de Castelo Novo;
• 31/03 – Posto de Saúde de Inema;
• 01/04 – Posto de Saúde do Banco Central;
• 02/04 – Posto de Saúde de São José;
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a saúde da população, proporcionando mais qualidade de vida e facilitando o acesso a exames oftalmológicos essenciais.
Por Ascom Sesau

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.