
O enorme potencial turístico de Ilhéus não é novidade. Com riquezas naturais, culturais e históricas, a cidade tem todos os elementos para atrair ainda mais visitantes e se consolidar como um dos principais destinos do Nordeste. Para isso, a Prefeitura de Ilhéus vem buscando um esforço conjunto pelo fortalecimento do setor, que impulsione a economia de toda a região.
A história de Ilhéus remonta ao período colonial, sendo uma das capitanias hereditárias do século XVI. O escritor Jorge Amado ajudou a projetar a cidade internacionalmente com obras como Gabriela, Cravo e Canela, que retratam o auge do cacau. Hoje, o fruto de ouro segue impulsionando o turismo, com a Estrada do Chocolate e visitas a fábricas e fazendas produtoras. Seu extenso litoral, assim como roteiros rurais, também são grandes atrativos para quem busca natureza.
Com todas essas riquezas, a cidade recebe turistas o ano inteiro, sobretudo no verão, pelo Aeroporto Jorge Amado, terminal rodoviário, rodovias e pelo Porto de Ilhéus, que aporta navios de cruzeiros. Entretanto, a cidade pode se consolidar como um destino ainda mais competitivo no cenário turístico nacional e internacional.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O Brasil tem atraído turistas de diferentes partes do mundo, especialmente de Portugal, Itália, Argentina e Estados Unidos, além de Holanda e Suíça, segundo dados da Embratur. Fazer com que este turista também visite Ilhéus é uma possibilidade real, que depende de um empenho conjunto entre poder público e iniciativa privada, com capacitação de líderes e profissionais do setor, incentivos fiscais, parcerias, melhoria da infraestrutura, ampliação do calendário de eventos e estratégias de divulgação, por exemplo.
Para a Prefeitura de Ilhéus, investir no turismo significa impulsionar a economia local, gerando emprego e renda para a população. Os ganhos não serão apenas para o município, mas para toda a região, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável e promovendo a valorização da sua história, cultura e natureza. Com planejamento, Ilhéus pode se tornar um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.