O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com edital aberto para seleção de professores temporários que atuarão no programa Partiu IF, iniciativa do Ministério da Educação para preparar estudantes da rede pública para o ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio dos institutos federais.
Estão abertas 42 vagas e cadastro de reserva para docentes das áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza nos 14 campi do IF Baiano. Podem se candidatar servidores do IF Baiano (efetivos, substitutos e visitantes) e professores externos que atendam aos seguintes requisitos mínimos de formação:
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Língua Portuguesa: Graduação em Letras – Língua Portuguesa (licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica).
Matemática: Graduação em Matemática (licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica).
Ciências da Natureza: Graduação em Biologia, Física ou Química (licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica).
Os selecionados terão carga horária de 10 horas semanais e receberão R$ 1.430,00 mensais de março a dezembro de 2025. As inscrições ocorrem de 15 a 17 de março via formulário eletrônico. Todos os detalhes da seleção podem ser consultados nesta página.
Sobre o Partiu IF
O programa Partiu IF tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e combater desigualdades educacionais, priorizando estudantes do 9º ano da rede pública em situação de vulnerabilidade social. Além das disciplinas do curso, os participantes terão atividades complementares voltadas à formação crítica e social.
Nas próximas semanas, o IF Baiano irá lançar os editais para selecionar 40 alunos em cada campus, totalizando 560 estudantes, para participar dos cursos preparatórios. Para garantir a permanência no programa, cada participante receberá um auxílio de R$ 200 mensais, condicionado a uma frequência mínima de 75% no curso. A previsão é de que as aulas comecem em abril.
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)