A Agência Transfusional (AT) responsável por administrar o armazenamento, a reserva e a distribuição de bolsas de sangue e hemocomponentes no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, pede o apoio da população para a doação nos bancos de sangue da região sul da Bahia, principalmente no eixo Ilhéus – Itabuna.
Mesmo com o final da temporada de verão, ainda há uma alta demanda nas unidades hospitalares regionais para aqueles precisam de transfusão. Para que a situação esteja apropriada no atendimento a esses pacientes, o nível do estoque de sangue deve estar adequado para suprir às necessidades da assistência hospitalar.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Diante desse quadro, o médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, revela que outros hospitais da região também precisam de um estoque seguro para atender a demanda. “Quero pedir a colaboração dos doadores cadastrados que se dirijam aos bancos de sangue, também faço um apelo àqueles que podem: façam a sua doação”, expressou.
“Estamos mais uma vez, passando por esse momento delicado e esperamos que a população possa contribuir doando sangue, assim ajudando o nosso fluxo de assistência médica aos pacientes que precisam da transfusão para serem submetidos, o quanto antes, aos procedimentos necessários”, relatou.
Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, ressaltou a importância e a necessidade da doação de sangue, de todos os tipos e fatores. “A transfusão é um procedimento essencial para salvar as vidas de muitas pessoas acolhidas nos diversos setores da assistência, da nossa e de outras unidades hospitalares. O doador é um herói que salva de alguém ou de algumas pessoas, por isso a doação é louvável, um ato de compaixão e humanidade com o próximo”, destacou.
Locais para doação de sangue
Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.
*Critérios para doação de sangue* – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba): para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, também é necessário apresentar um documento original com foto.
Além disso, o doador deve estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não ter fumado por pelo menos duas horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.