Os agentes comunitários de saúde de Ilhéus participaram, nesta terça-feira, de um treinamento intensivo realizado no Teatro Municipal. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais para o uso de novas tecnologias, garantindo mais eficiência no atendimento à população. Após a capacitação, os agentes receberam tablets modernos para auxiliar na coleta e alimentação de dados no sistema do E-SUS.
A agente comunitária de saúde Maria Damiana Ribeiro dos Santos, que atua há 26 anos na profissão, destacou a importância da atualização tecnológica. “Os agentes já tinham um tablet, porém estava ultrapassado. Agora temos um mais moderno. Parabéns à nova gestão municipal”, afirmou.
Neilton Santos Matos, com quase 30 anos de experiência como agente comunitário, também elogiou a iniciativa. “Esse tablet mais moderno vai agilizar o trabalho da categoria”, ressaltou. Para Marivonete Silva Amaral, que atua há 29 anos na área, o novo equipamento representa um grande avanço. “Esse tablet vai facilitar bastante o nosso trabalho”, declarou.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sonilda Mello, a modernização dos equipamentos é fundamental para a melhoria dos serviços prestados à população. “Esse treinamento é essencial para otimizar o trabalho dos agentes comunitários em campo. O tablet vai garantir maior eficiência na coleta e alimentação de dados que o nosso município precisa passar para o Ministério da Saúde”, explicou.
Ela ainda destacou que a digitalização do processo traz benefícios diretos para a gestão da saúde pública. “Quando os agentes cadastram os pacientes via tablet, o sistema do E-SUS recebe esses dados em tempo real. Dessa forma, o Ministério da Saúde já tem noção de como está o perfil de mortalidade. Isso é um grande ganho para a nossa saúde, além desses dados serem transformados em recursos financeiros para a Atenção Básica do Município. E, aumentando o teto dos recursos, conseguimos investir mais em serviços para nossa comunidade”, concluiu.
Com essa iniciativa, a gestão municipal reforça o compromisso com a modernização da saúde pública e a valorização dos agentes comunitários, que desempenham um papel fundamental no acompanhamento da população e na prevenção de doenças.
Por Ascom Sesau

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.