![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2024/12/Hospital-Materno-Infantil-de-Ilheus-comemora-tres-anos-como-referencia-para-gestantes-bebes-e-criancas-atendidos-pelo-SUS.jpg)
Inaugurado em dezembro de 2021 para atender gestantes, recém-nascidos e crianças de 20 municípios da região sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, consolidou-se como referência em saúde pública no interior do estado. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de nove mil partos, 19 mil internações, cerca de 38 mil atendimentos pediátricos, abrangendo 145 municípios baianos e pacientes de outros 14 estados do país. O hospital tem sido essencial para atender à alta demanda da região, impulsionada pelo potencial turístico e o fluxo de visitantes ao sul da Bahia.
Essa marca expressiva, na avaliação da diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, é resultado do trabalho humanizado e acolhedor realizado pelos cerca de 700 profissionais da instituição. Durante esse período, o HMIJS também se destacou como o único hospital da Bahia especializado no atendimento aos povos originários, uma conquista viabilizada pelo apoio da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), gestora da unidade, e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Importante investimento do estado
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Construído pelo Governo da Bahia com um investimento superior a R$ 40 milhões, o HMIJS já realizou mais de 806 mil exames clínicos, laboratoriais e de imagem, além de quase 30 mil testes de triagem neonatal, como os exames da linguinha, coraçãozinho, orelhinha e olhinho. Antes da inauguração do hospital, crianças que necessitavam de UTI na região de Ilhéus precisavam ser transferidas para Salvador ou outras cidades. Em três anos, a unidade alcançou a marca de quase 900 recém-nascidos atendidos na UTI Neonatal e cerca de 360 crianças na UTI Pediátrica.
Espaço de acolhimento e transformação
“Hoje celebramos um espaço que se tornou sinônimo de acolhimento e transformação para tantas famílias”, afirma Lizandra Amin, diretora-geral da FESF. “Ao longo desses três anos, construímos uma história de dedicação e excelência, reafirmando diariamente nosso compromisso com a vida e com a diversidade cultural do nosso estado.” Para Lizandra, a data é de agradecimento: “Agradecemos a todos que confiaram em nosso hospital, a cada profissional que dedica sua alma ao trabalho e à comunidade que reconhece em nós um espaço de esperança e segurança”, completou.
Humanização e direitos assegurados
O projeto do hospital está fundamentado na humanização do cuidado, no respeito aos direitos das mulheres e crianças, e na consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado um dos mais modernos do Brasil, o HMIJS alia experiência administrativa, qualidade técnica e eficiência operacional.
Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. A estrutura inclui cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar e está equipada para assistência a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados clínicos e intensivos pediátricos. O funcionamento é ininterrupto, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.
Polo de ensino
A unidade, que conta com porta aberta para maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivos, leitos canguru e centro de parto normal, também dispõe de uma ala pediátrica com 23 leitos e 10 leitos de UTI pediátrica regulados pelo SUS. Além disso, oferece atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco e consultas em áreas como obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.
O HMIJS também é um polo de desenvolvimento acadêmico, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde, em parceria com escolas técnicas, faculdades e universidades públicas da região.
Nesta sexta-feira (06), os trabalhadores celebraram os resultados em uma solenidade na recepção do hospital. As atividades começaram com o hasteamento das bandeiras no estacionamento, seguido por um culto ecumênico. Houve ainda a entrega de mudas de pau-brasil, uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como uma forma sustentável de reconhecer pessoas e instituições que contribuíram com o hospital ao longo desses três anos.
Ascom do Materno Infantil
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.