Dando continuidade às ações referentes ao processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI), o Grupo MYR conduziu entre os dias 9 e 12 de setembro uma rodada de oficinas participativas para apresentação da primeira proposta de macrozoneamento municipal, parte integrante da Etapa 4 – Prognóstico das atividades.
Os encontros reuniram representantes de sindicatos, entidades, sociedade civil e população em geral, que apresentaram discussões relevantes a serem consideradas no PDPI. Todas as contribuições foram registradas e serão avaliadas para a apresentação do Caderno de Ordenamento Territorial e do Macrozoneamento. O Grupo MYR agradece aos participantes e reafirma o seu compromisso com um processo participativo e transparente.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Após a revisão, será promovida uma rodada devolutiva de oficinas virtuais para compartilhar junto aos interessados os ajustes realizados.
“É o primeiro esboço do macrozoneamento, que seguiu um roteiro técnico com uma metodologia que considera toda a legislação pertinente, em especial o Estatuto das Cidades. As oficinas serviram para que as macrozonas sejam construídas de forma conjunta com a população, destacando os principais atributos de cada região, sejam eles ambientais, culturais, rurais, logísticos ou vocacionados à ocupação. A ideia é que a população participe para que a construção técnica se aproxime cada vez mais da leitura social,” explicou Marina Guimarães, sócia-diretora do Myr.
O macrozoneamento tem como objetivo orientar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável, definindo áreas prioritárias para preservação ambiental, desenvolvimento urbano, atividades econômicas e ocupação rural. As camadas da proposta de macrozoneamento e áreas urbanas e rurais já estão disponíveis no Mapa Falado Online (https://acesse.dev/MapaFalado) para análises mais detalhadas e de forma interativa.
Participação popular abaixo do esperado – Participantes relataram deficiência na comunicação e divulgação do cronograma das oficinas por parte da Prefeitura de Ilhéus, ao mesmo tempo que cobraram maior envolvimento do Poder Público nos encontros. A presença dos munícipes nos debates é fundamental no processo de discussão da proposta. Esse é o momento no qual os setores sociais podem apreciar e se manifestar livremente sobre as questões que envolvem planejamento urbano e dinâmicas espaciais, com a garantia de que serão ouvidos.
Por meio da revisão do Plano Diretor é possível traçar os caminhos necessários para melhorar a vida de todas as pessoas que moram e trabalham no município. Além da participação presencial, é possível contribuir através do envio de ideias/sugestões diretamente na plataforma unificada do PDPI. Acesse: ilheus500.com.br
Após a validação do macrozoneamento será elaborada a proposta de zoneamento, que aborda questões específicas no município, estabelecendo parâmetros urbanísticos mais precisos para o uso do solo em cada uma das zonas definidas.
Contatos oficiais
Contato para imprensa: [email protected]
Contato para outros assuntos: [email protected]
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.