Nesta quarta-feira (18), Olivença vai receber a abertura da nona edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), com uma programação rica em tradições e esportes. O evento, organizado pela Associação Indígena Tupinambá Grupo Paranã (AITGP) inicia-se às 18 horas, na Praça Cláudio Magalhães, com a Cerimônia de Abertura, a Caminhada da Luz e apresentação das equipes a partir das 19h30.
As festividades seguem até domingo, dia 22 de setembro e prometem atrair moradores e visitantes para uma tradição na cultura ancestral. O JIET 2024 vai reunir competições como corrida do maracá, arremesso de tacape, zarabatana, luta corporal, além de futebol e natação. Dentre as modalidades, algumas, como a Corrida da Folha de Patioba, são exclusivas do povo Tupinambá e ainda, haverá uma prova surpresa no último dia. A programação dos Jogos vai oferecer ainda, apresentações culturais, como o Desfile Cultural, que acontece no sábado (21) e destaca toda a herança e tradição indígena.
Os Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá fazem parte do calendário cultural de Ilhéus e tem, entre outros apoiadores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O Prefeito Mário Alexandre reforça a importância dos Jogos e convida a população ilheense e visitante para prestigiá-lo. “Convidamos toda a população para prestigiar essa grande celebração, que não é apenas um evento esportivo, mas uma oportunidade de nos reconectarmos com nossas origens. Os Jogos Indígenas são um marco de respeito e valorização da ancestralidade, que reforçam a importância de preservar e transmitir a sabedoria das nossas culturas tradicionais. Valorizamos as raízes que formaram nossa identidade e queremos incentivar as novas gerações a manterem viva essa história, carregando adiante os ensinamentos e a essência das nossas tradições. Que essa seja uma festa de integração, aprendizado e orgulho para todos”, fala Mário.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Para saber todos os detalhes dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá, confira a programação do evento:
*18 de setembro:*
– 18h: Abertura (Praça Cláudio Magalhães)
– 18h30: Caminhada da Luz
– 19h30: Apresentação das equipes
– 20h: Encerramento
*19 de setembro:*
– 08h: Café da manhã
– 08h30: Abertura (Kurumi Oka Katuana)
– 09h: Apresentação das equipes
– 10h: Corrida do Maracá (masculino)
– 11h: Arremesso de Tacapé (feminino)
– 11h30: Zarabatana (masculino)
– 12h: Almoço
– 14h: Corrida do Maracá (feminino)
– 15h: Luta do Maracá (masculino)
– 15h30: Luta do Maracá (feminino)
– 16h: Futebol (masculino)
– 17h: Encerramento
*20 de setembro:*
– 08h: Café da manhã
– 08h30: Apresentação das equipes
– 09h: Arremesso de Tacapé (masculino)
– 10h: Corrida da Folha de Patioba (feminina)
– 11h: Corrida da Folha de Patioba (masculino)
– 11h30: Zarabatana (feminino)
– 12h: Almoço
– 14h: Luta Corporal (masculino)
– 14h30: Arco e Flecha (feminino)
– 15h: Corrida Rústica (feminino e masculino)
– 16h: Futebol (feminino)
– 17h: Encerramento
*21 de setembro:*
– 08h: Café da manhã
– 08h30: Apresentação das equipes
– 09h: Corrida de Toró (masculino)
– 10h: Corrida de Toró (feminina)
– 11h: Arco e Flecha (masculino)
– 11h30: Luta Corporal (feminina)
– 12h: Almoço
– 14h: Natação (masculino e feminino)
– 15h: Desfile Cultural
– 17h: Encerramento
*22 de setembro:*
– 08h: Café da manhã
– 08h30: Apresentação das equipes
– 09h: Puxada do Mastro (masculino)
– 10h: Puxada do Mastro (feminino)
– 11h: Prova Surpresa
– 12h: Almoço
– 14h: Cabo de Guerra (masculino)
– 15h: Cabo de Guerra (feminino)
– 16h: Premiação
– 17h: Encerramento com Porãsym
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.