Em entrevista a um programa de rádio, o prefeito Mário Alexandre explicou que Ilhéus conseguiu zerar a fila do cadastro no CadÚnico – o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais. Segundo Mário, antes, cerca de 150 pessoas aguardavam atendimento, mas essa realidade foi transformada graças ao empenho da gestão municipal. Através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), o governo otimizou o suporte nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e levou ações itinerantes a regiões mais distantes, garantindo acesso aos serviços em vilas e povoados.
Marão ainda afirmou que o compromisso com a população sempre foi uma prioridade, e que o modelo de atendimento humanizado implementado reflete essa preocupação. “Cuidar das pessoas está na essência do nosso governo. Fomos além da ampliação de serviços; investimos em dignidade e respeito às famílias ilheenses”, destaca.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Com a descentralização do cadastramento e o fim das filas, moradores que antes precisavam percorrer longas distâncias para acessar o CadÚnico agora são atendidos em suas próprias comunidades. O CadÚnico é a chave para benefícios como o Bolsa Família, as Tarifas Sociais de energia e água, o ID Jovem e outros programas essenciais para combater a pobreza.
Desde que assumiu a gestão, em 2017, Mário Alexandre investiu na reestruturação dos CRAS, resgatando unidades que estavam prestes a fechar devido à precariedade. Hoje, esses espaços, como os CRAS Sul e Norte, funcionam com infraestrutura adequada e oferecem serviços dignos à população.
Essa transformação na assistência social de Ilhéus é resultado direto da liderança do prefeito Mário Alexandre, que segue comprometido em garantir que todos tenham acesso a direitos básicos, fortalecendo o amparo social no município.
*Texto baseado em matéria publicada no Blog do Gusmão, no dia 22 de agosto de 2024

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.