Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu o Ato pela Manutenção da 3ª Vara do Trabalho, em frente a Justiça do Trabalho de Ilhéus, no Malhado. Entre os presentes, destacou-se o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Carqueija (PSD), ofertando apoio institucional, ao colocar à disposição da OAB de Ilhéus, a Mesa Diretora da Câmara, as Comissões Temáticas e o plenário como local para uma Audiência Pública para ampliar o debate e fortalecer essa reivindicação.

Carqueija, em seu discurso, não apenas expressou seu apoio à permanência da 3ª Vara do Trabalho em Ilhéus, mas foi além, argumentando pela abertura de uma 4ª Vara, dada a dinâmica de desenvolvimento que a cidade tem experimentado. Ele destacou o crescimento nos setores turísticos, comerciais, investimentos da BAMIN e os avanços na área cacaueira, o presidente enfatizou a necessidade de uma estrutura judiciária que acompanhe esse crescimento.

“A sociedade toda perde mais um canal de estreitamento de diálogo entre o trabalhador e o empregador, porque Ilhéus está em constante crescimento, as demandas irão aumentar e as outras duas Varas na cidade já estão sobrecarregadas”, explicou o presidente da OAB- Subseção de Ilhéus, Jackson Cupertino. Ele acrescentou ainda que a 3ª Vara de Trabalho atende a outros municípios como Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré.

Além da manifestação do presidente, também estiveram presentes os vereadores Enilda Mendonça (PT) e Cláudio Magalhães (PCdoB). Ambos reiteraram a importância crucial de mais uma Vara de Trabalho na cidade de Ilhéus. Uma Vara Trabalhista é o local onde os trabalhadores podem recorrer em caso de violação de direitos trabalhistas, como demissões injustas, salários não pagos ou horas extras não remuneradas. A existência dessa estrutura judiciária garante que os trabalhadores tenham um recurso legal para buscar reparação em situações de injustiça ou abuso por parte dos empregadores.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *