Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu o Ato pela Manutenção da 3ª Vara do Trabalho, em frente a Justiça do Trabalho de Ilhéus, no Malhado. Entre os presentes, destacou-se o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Carqueija (PSD), ofertando apoio institucional, ao colocar à disposição da OAB de Ilhéus, a Mesa Diretora da Câmara, as Comissões Temáticas e o plenário como local para uma Audiência Pública para ampliar o debate e fortalecer essa reivindicação.
Carqueija, em seu discurso, não apenas expressou seu apoio à permanência da 3ª Vara do Trabalho em Ilhéus, mas foi além, argumentando pela abertura de uma 4ª Vara, dada a dinâmica de desenvolvimento que a cidade tem experimentado. Ele destacou o crescimento nos setores turísticos, comerciais, investimentos da BAMIN e os avanços na área cacaueira, o presidente enfatizou a necessidade de uma estrutura judiciária que acompanhe esse crescimento.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A sociedade toda perde mais um canal de estreitamento de diálogo entre o trabalhador e o empregador, porque Ilhéus está em constante crescimento, as demandas irão aumentar e as outras duas Varas na cidade já estão sobrecarregadas”, explicou o presidente da OAB- Subseção de Ilhéus, Jackson Cupertino. Ele acrescentou ainda que a 3ª Vara de Trabalho atende a outros municípios como Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré.
Além da manifestação do presidente, também estiveram presentes os vereadores Enilda Mendonça (PT) e Cláudio Magalhães (PCdoB). Ambos reiteraram a importância crucial de mais uma Vara de Trabalho na cidade de Ilhéus. Uma Vara Trabalhista é o local onde os trabalhadores podem recorrer em caso de violação de direitos trabalhistas, como demissões injustas, salários não pagos ou horas extras não remuneradas. A existência dessa estrutura judiciária garante que os trabalhadores tenham um recurso legal para buscar reparação em situações de injustiça ou abuso por parte dos empregadores.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.