Em homenagem realizada no Teatro Municipal de Ilhéus, conhecemos a história de seis personagens que, por seus méritos e grandes feitos, foram condecorados com a maior honraria de Ilhéus.

Durante as comemorações do aniversário de 490 anos de Ilhéus, nesta sexta-feira (28), ocorreram eventos importantes, como a apresentação das novas viaturas da GCM e a entrega de mais uma etapa do Programa Caminho dos Altos, para a comunidade do Alto do Coqueiro. Entre eles, destacou-se a concessão das Comendas São Jorge dos Ilhéus, a maior honraria do município, que homenageou cidadãos ilustres.

Dentre os homenageados, estavam a senhora Jocimara Pereira Leitão dos Santos, exemplo de bondade e espírito empreendedor, que ficou conhecida quando descoberta por um influenciador que, ao alegar fome, ganhou dela, um dos bolos que comercializava, que a retribuiu conferindo notoriedade à vendedora ilheense.

Também recebeu a honraria, Pe. Edson Hagge Leandro, atual pároco da Paróquia São Jorge dos Ilhéus, Cura da Catedral de São Sebastião e Capelão do Hospital São José. Pe. Edson, vai além das atividades pastorais, atuando em diversas instituições e projetos de promoção humana pela Diocese de Ilhéus, como a Fazenda da Esperança, o Abrigo São Vicente, a Creche Novo Céu, o Projeto Social das Irmãs da Aurora e os Projetos Sociais da Pia União de Santo Antônio.

Outro homenageado foi o Major PM Itamar da Encarnação Ferreira, atual comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário, é um dos responsáveis por viabilizar estudos para a instalação do Pelotão de Policiamento Rodoviário em Ilhéus, que contribuirá para termos um trânsito mais seguro.

O quarto homenageado da noite foi o médico otorrinolaringologista, Paulo Sérgio Alves Correia Santos, presidente da Unimed/Ilhéus, conselheiro de administração da Sicredi Integração Ilhéus-Itabuna, sócio- fundador do Centro Médico de Ilhéus e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia, onde ficou por 20 anos. Ele foi um dos pioneiros no projeto Adote uma Praça, tendo, pela Unimed/Ilhéus, a responsabilidade de recuperar a Praça Pedro Matos e a fachada do Teatro Municipal.

Quem também foi homenageado com a Comenda São Jorge dos Ilhéus foi o artista plástico Carlos Alberto Alves de Moura, mais conhecido como Makalé. Pernambucano de nascimento, está há 42 anos em Ilhéus espalhando a beleza de sua arte. Com vasta formação em desenho, pintura, escultura, modelagem, tipografia e encadernação, Makalé inspira quem admira sua arte. O artista também é famoso pelos desenhos e decoração de carnaval, contribuindo com as festividades locais. Além de artista plástico, ele também atuou como diretor do Jornal Diário de Ilhéus.

Encerrando a noite de condecorações, também recebeu a honraria, o Pr. Joás Viana dos Santos. Ele saiu de casa aos 12 anos, prometendo aos seus pais que venceria e os ajudaria e escolheu Ilhéus para cumprir sua missão. O pastor tem trabalhado muito para propagar o evangelho. Em 2011, fundou a Assembleia de Deus Sarando Vidas, além de ser responsável por inúmeros projetos sociais, como o Verão Gospel e a Caravana Social.

A entrega das Comendas São Jorge dos Ilhéos foi um momento de grande emoção, com a participação de familiares dos condecorados e a presença do prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual Soane Galvão, da ex-deputada estadual Ângela Souza, vereadores e autoridades municipais. Dando boas-vindas aos presentes, o prefeito Mário Alexandre destacou a alegria de poder reconhecer os grandes feitos dos homenageados e os agradeceu por serem importantes exemplos para os cidadãos ilheenses. Já a deputada Soane lembrou como cada um ali homenageado, se torna inspiração para as gerações futuras.

A entrega da Comenda São Jorge dos Ilhéos é entregue anualmente para cidadãos ilustres indicados pela sociedade ao Governo Municipal. Os novos comendadores são indicados, baseando-se em seus feitos e méritos à sociedade ilheense, independente de serem naturais do município.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *