Por iniciativa do vereador Augustão (PDT), a Câmara Municipal de Ilhéus realizou na tarde desta quinta-feira (06), Audiência Pública para discutir ações por parte do Poder Público Municipal e da Bahia Mineração (BAMIN) acerca dos constantes alagamentos que tem afetado as comunidades rurais, da zona norte de Ilhéus. Compondo a Mesa de discussão, participaram a vereadora Enilda Mendonça (PT) e o Secretário Municipal do Interior, Jonilson Alves.
Segundo o vereador Augustão, o mesmo foi procurado pela comunidade e informado que as inundações e alagamentos podem ter sido agravadas pelas obras e ações realizadas pela Bahia Mineração no local, além da falta de fiscalização por parte dos poderes públicos. “A proposta desta audiência Pública é justamente colocar frente a frente a comunidade, a Prefeitura e a Bamin para que juntos possam encontrar soluções para evitar novas enchentes, alagamentos e prejuízos para os moradores”, defendeu Augustão.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Nós temos estradas sem estrutura de drenagem nenhuma e quando chove há alagamento e os ônibus ficam atolados, então um problema vai puxando o outro. […] É um problema grave que devemos discutir e só conseguimos resolver um problema se houver diálogo”, disse Enilda em pronunciamento na Audiência.
O Secretário Municipal do Interior, Jonilson Alves, ouviu atentamente as reinvidicações da população e reafirmou o pacto da escuta, dizendo que “quando não somos cobrados, não percebemos o problema”. Jonilson assumiu o compromisso também de visita a cada comunidade para conhecer de perto a realidade do interior.
A Audiência pública contou também com a presença significativa das comunidades rurais da zona norte de Ilhéus, como o senhor Francisco, representando Sambaituba; Luiz Carlos Santos, de Castelo Novo e demais representações de Carobeira, Retiro e Urucutuca. Uma das principais reinvindicações foi o transporte público que impede o acesso a educação na sede da cidade e oportunidades de emprego e também os reparos das estradas, que é crucial para o escoamento da produção.
Confira na íntegra através do canal oficial da Tv Câmara no Youtube no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=D4WGKZhEWms
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.