Na tarde desta quarta-feira (07), o prefeito do município de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou o Decreto n.º 018, que cria o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal. O novo órgão tem como foco principal fortalecer a defesa e preservação do meio ambiente na região, alinhando-se aos preceitos constitucionais e às leis federais e municipais.
O Grupamento de Proteção Ambiental será vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública e terá como missão realizar patrulhamento rural e urbano, com ações e operações de fiscalização no âmbito da proteção ambiental. A unidade será composta por um efetivo mínimo de 13 agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente qualificados, distribuídos em equipes coordenadas para garantir uma atuação eficaz.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, Secretário Municipal de Ordem Pública, “o anseio da Guarda Civil Municipal em participar do processo de proteção aos nossos ecossistemas agora é consolidado. Isso permitirá ampliar a fiscalização e prevenção em mananciais, parques e locais de proteção ambiental”.
Já o prefeito Mário Alexandre enfatiza a capacitação ambiental como um avanço importante para o município: “criamos um grupamento especial para prevenir invasões de mangue, poluição sonora e outras ameaças ao meio ambiente. É mais um avanço importante, que poucos municípios possuem e Ilhéus sai na frente mais uma vez”.
Dentre as competências do GPA, estão o patrulhamento ostensivo, o suporte às ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fiscalização de áreas de proteção ambiental e a promoção de ações educativas junto à comunidade. O Grupamento também poderá celebrar convênios e/ou termos de cooperação técnica para fortalecer sua atuação.
Com a publicação do decreto, já entra em vigor a criação do Grupamento de Proteção Ambiental, reforçando o compromisso do município de Ilhéus com a defesa do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis. A capacitação da Guarda Civil Municipal, a fim de atuar na proteção ambiental, demonstra o esforço conjunto do governo local em garantir a preservação do patrimônio natural de Ilhéus.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.