Foto: Divulgação/Polícia Militar – BA

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, publicou, nesta sexta-feira (09), uma portaria que tem como objetivo tratar sobre a poluição sonora no município.

O documento estabelece a proibição de emissão sonora externa e o funcionamento dos equipamentos de som em veículos (automotivo ou não), dentre estes os popularmente conhecidos como paredões de som, além de equipamentos sonoros assemelhados, nas vias, praças, e demais logradouros públicos ou privados sem a devida AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL emitida pelo município no período compreendido de 08/02/2024 a 22/02/2024.

A proibição se estende aos espaços privados, tendo como exemplo os postos de combustíveis, postos de lavagem, espaço de eventos, estacionamentos, casa de praia, chácara, sítio e fazenda, que realizarem eventos com estes equipamentos citados, com cobranças ou não de ingresso.

O descumprimento do estabelecido na Portaria da Secretaria de Meio Ambiente acarretará a apreensão imediata do equipamento.

A medida visa a necessidade de organizar, disciplinar, orientar e controlar a realização de espetáculos e shows musicais em espaços públicos e privados que, pela sua dimensão, exijam a intervenção da administração pública, no sentido de preservar a segurança e a incolumidade pública.

O Telefone para denúncia é 073 99915-7423 ou 190.

Veja a portaria abaixo:

Portaria SEMA proibição som automotivo 2024

 

::Publicidade
Compartilhar Post:

13 thoughts on “Atenção: Prefeitura proíbe uso de som automotivo ou não sem autorização em Ilhéus

  1. Pena que certas pessoas vejam o som automotivo como crime deveria sim ser regularizado,o problema principal e que o estado não ganha nada e por isso que prende para força o cidadão a pagar multas alticima , porque não regularizar em vez de prender e sim dar uma chance, poderia fazer assim vou tocar em tal lugar ia no lugar avisa vou tocar lá até tal hora pronto se passa do horário aí sim o responsável pelo equipamento Seria multado e até poderia recolher,mas no carnaval os trio pode pois os órgãos recebem , nas eleições também pode pois alguém está sendo beneficiado, então deveria sim regularizar

    1. Pq vc que ouvir uma música, quer ouvir alto e impõe q eu ouça, não seria o caso de vc procurar um local para ouvir sozinho ou com sua turma

    2. Bem isso, mais somos coajido com a leis dos mais fortes, portanto devemos lutar pelos direitos de igualdade, e faz valer a lei pós trios e caros de anúncio, em época de eleição e etc, pois os líderes municipal dessa nossa cidade e um farça.

  2. Realmente FABIO, só é liberado e regularizado o q favorece o sistema Carnaval eleições, é tanta coisa errada n pode nem fala muito perigoso manda min prender kkkkk o sistema é sujo

  3. ESSES SONS AUTOMOTIVOS SÃO UM TERROR DAS PESSOAS DE BEM E TRABALHADORAS! QUEREM QUE TODOS OUÇAM DE FORMA OBRIGATÓRIA SUAS MUSICAS E GOSTOS MUSICAIS. ESSAS PESSOAS QUE USAM SOM EM VOLUME MAIS ALTO DO QUE O SUFICIENTE PRA OUVIR DENTRO DOS SEUS PRÓPRIOS CARROS TEM GRAVES PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E DE AUTO AFIRMAÇÃO! NA MAIORIA SÃO INFANTILIZADOS OU ATÉ BEIRAM A MARGINALIDADE QUERENDO SE IMPOR E IMPRESSIONAR OUTRAS PESSOAS PELA ALTURA DO SOM! ISSO JÁ É PROIBIDO PELO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. DEVIA SER PROIBIDO ERA SEMPRE E NÃO SOMENTE NO CARNAVAL COMO TA AI! QUEREM SER PALHAÇOS E APARECEREM PENDUREM UMA MELANCIA NO PESCOÇO, AO MENOS ASSIM NÃO ATRAPALHAM O SONO DOS IDOSOS E DAS PESSOAS QUE TRABALHARAM A NOITE TODA E PRECISAM DORMIR DE DIA! PARA TRABALHAREM A NOITE DE NOVO!. AO FINAL DA PALHAÇADA AINDA DA PRA COMEREM A MELANCIA!

  4. Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
    Art. 228
    Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
    Infração – grave;
    Penalidade – multa;
    Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
    Para que ocorra a infração de trânsito do artigo 228, basta que o equipamento produza som audível pelo lado externo do veículo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação, nos termos do artigo 17 da Resolução do CONTRAN n. 958/22.
    Excetuam-se os ruídos produzidos por:
    I – buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-à-ré, sirenes, pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo;
    II – veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade local competente; e
    III – veículos de competição e os de entretenimento público, somente nos locais de competição ou de apresentação devidamente estabelecidos e permitidos pelas autoridades competentes.
    Além da infração de trânsito do artigo 228, a utilização de som alto nos veículos também pode configurar contravenção penal do artigo 42, inciso III, do Decreto-lei n. 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais): “Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”.

  5. Vaidade é um desejo descontrolado de chamar a atenção, impor barulho ao próximo é a pior forma dela.
    O que chama a atenção mesmo é o revoltante gosto musical da maioria dos que lutam para aparecer através do barulho, é raro ser através de musica boa, tem o agravante de muitos curtirem músicas p***ofônicas.
    A imposição de barulho deveria ser proibida, as canções p***ofônicas deveriam ser extintas, não somente no carnaval, sempre.
    Há espaços musicais sem alvará prejudicando a vida de muitos, liga-se para a Ambiental e ela diz que “providências ja estão sendo tomadas”, o som continua rolando.
    Certos espaços musicais sem alvará, de funcionamento incoerente, volta e meia recebem políticos e até gente da polícia, eles sao elogiados e referidos no microfone, incomodados que moram ao lado sabem que a justiça plena nunca se fará.
    A proibição de som alto não deve ser só para os paradeiros dodói sem discernimento musical, deve valer também para os parceiros das autoridades que forçam a vizinhança a vender a casa para também não adoecer a cabeca ao ouvir que “eles estão ali”.
    Silêncio já, Ilhéus!
    Por todos e para todos!

    1. A prefeitura de Ilhéus está desqualificada pra administrar música de paredões. Não sabe a tabela de decibéis. Os paredões poderiam ter salvo o carnaval de Ilhéus. A maior falta de compromisso e vergonha que já se viu. Ilhéus está se tornando uma cidade “fantasma” . As coisas acontecem de acordo com o gosto do edil . Já pensou se copiassemos seus gostos e vícios.

  6. Resumindo, se for conveniente pra prefeitura tá ok. Por que no entitulado carnaval cultural na avenida tava um p***iro de música de baixaria carregando tais nomes políticos, estourando o ouvido de todo mundo.

  7. Bom dia!
    Espero que este número de celular esteja sempre ligado para que possamos pedir socorro para nossos ouvidos quando for necessário.
    Apoio está atitude e tomara que se cumpra!
    Existe uma lei chamada lei do silêncio e respeito aos vizinhos .
    Me falaram que em Ilhéus BA é probido proibir!
    Absurdo,pois a cidade é linda demais !

  8. Tentei ligar ligar nesse número e diz que o número está incorreto. Eu moro no Km 25 e o problema aqui são as obras em qualquer dia da semana começando os barulhos entre 6h e 8h da manhã incluindo sábado, domingo e feriado. pedir gentilmente aos vizinhos só piorou, começaram a implicar. E além disso tem os donos de cachorros BRAVOS que deixam eles soltou e já atacaram várias pessoas. As autoridades não fazem nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *