A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, publicou, nesta sexta-feira (09), uma portaria que tem como objetivo tratar sobre a poluição sonora no município.
O documento estabelece a proibição de emissão sonora externa e o funcionamento dos equipamentos de som em veículos (automotivo ou não), dentre estes os popularmente conhecidos como paredões de som, além de equipamentos sonoros assemelhados, nas vias, praças, e demais logradouros públicos ou privados sem a devida AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL emitida pelo município no período compreendido de 08/02/2024 a 22/02/2024.
A proibição se estende aos espaços privados, tendo como exemplo os postos de combustíveis, postos de lavagem, espaço de eventos, estacionamentos, casa de praia, chácara, sítio e fazenda, que realizarem eventos com estes equipamentos citados, com cobranças ou não de ingresso.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O descumprimento do estabelecido na Portaria da Secretaria de Meio Ambiente acarretará a apreensão imediata do equipamento.
A medida visa a necessidade de organizar, disciplinar, orientar e controlar a realização de espetáculos e shows musicais em espaços públicos e privados que, pela sua dimensão, exijam a intervenção da administração pública, no sentido de preservar a segurança e a incolumidade pública.
O Telefone para denúncia é 073 99915-7423 ou 190.
Veja a portaria abaixo:
Portaria SEMA proibição som automotivo 2024
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Pena que certas pessoas vejam o som automotivo como crime deveria sim ser regularizado,o problema principal e que o estado não ganha nada e por isso que prende para força o cidadão a pagar multas alticima , porque não regularizar em vez de prender e sim dar uma chance, poderia fazer assim vou tocar em tal lugar ia no lugar avisa vou tocar lá até tal hora pronto se passa do horário aí sim o responsável pelo equipamento Seria multado e até poderia recolher,mas no carnaval os trio pode pois os órgãos recebem , nas eleições também pode pois alguém está sendo beneficiado, então deveria sim regularizar
Pq vc que ouvir uma música, quer ouvir alto e impõe q eu ouça, não seria o caso de vc procurar um local para ouvir sozinho ou com sua turma
Bem isso, mais somos coajido com a leis dos mais fortes, portanto devemos lutar pelos direitos de igualdade, e faz valer a lei pós trios e caros de anúncio, em época de eleição e etc, pois os líderes municipal dessa nossa cidade e um farça.
Realmente FABIO, só é liberado e regularizado o q favorece o sistema Carnaval eleições, é tanta coisa errada n pode nem fala muito perigoso manda min prender kkkkk o sistema é sujo
Por que a prefeitura não prodencia um espaço para quem gosta de ouvir seu som temos muito espaço
ESSES SONS AUTOMOTIVOS SÃO UM TERROR DAS PESSOAS DE BEM E TRABALHADORAS! QUEREM QUE TODOS OUÇAM DE FORMA OBRIGATÓRIA SUAS MUSICAS E GOSTOS MUSICAIS. ESSAS PESSOAS QUE USAM SOM EM VOLUME MAIS ALTO DO QUE O SUFICIENTE PRA OUVIR DENTRO DOS SEUS PRÓPRIOS CARROS TEM GRAVES PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E DE AUTO AFIRMAÇÃO! NA MAIORIA SÃO INFANTILIZADOS OU ATÉ BEIRAM A MARGINALIDADE QUERENDO SE IMPOR E IMPRESSIONAR OUTRAS PESSOAS PELA ALTURA DO SOM! ISSO JÁ É PROIBIDO PELO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. DEVIA SER PROIBIDO ERA SEMPRE E NÃO SOMENTE NO CARNAVAL COMO TA AI! QUEREM SER PALHAÇOS E APARECEREM PENDUREM UMA MELANCIA NO PESCOÇO, AO MENOS ASSIM NÃO ATRAPALHAM O SONO DOS IDOSOS E DAS PESSOAS QUE TRABALHARAM A NOITE TODA E PRECISAM DORMIR DE DIA! PARA TRABALHAREM A NOITE DE NOVO!. AO FINAL DA PALHAÇADA AINDA DA PRA COMEREM A MELANCIA!
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Art. 228
Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Para que ocorra a infração de trânsito do artigo 228, basta que o equipamento produza som audível pelo lado externo do veículo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação, nos termos do artigo 17 da Resolução do CONTRAN n. 958/22.
Excetuam-se os ruídos produzidos por:
I – buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-à-ré, sirenes, pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo;
II – veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade local competente; e
III – veículos de competição e os de entretenimento público, somente nos locais de competição ou de apresentação devidamente estabelecidos e permitidos pelas autoridades competentes.
Além da infração de trânsito do artigo 228, a utilização de som alto nos veículos também pode configurar contravenção penal do artigo 42, inciso III, do Decreto-lei n. 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais): “Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”.
Esperamos que este número de celular funcione nos fins de semana.
Vaidade é um desejo descontrolado de chamar a atenção, impor barulho ao próximo é a pior forma dela.
O que chama a atenção mesmo é o revoltante gosto musical da maioria dos que lutam para aparecer através do barulho, é raro ser através de musica boa, tem o agravante de muitos curtirem músicas p***ofônicas.
A imposição de barulho deveria ser proibida, as canções p***ofônicas deveriam ser extintas, não somente no carnaval, sempre.
Há espaços musicais sem alvará prejudicando a vida de muitos, liga-se para a Ambiental e ela diz que “providências ja estão sendo tomadas”, o som continua rolando.
Certos espaços musicais sem alvará, de funcionamento incoerente, volta e meia recebem políticos e até gente da polícia, eles sao elogiados e referidos no microfone, incomodados que moram ao lado sabem que a justiça plena nunca se fará.
A proibição de som alto não deve ser só para os paradeiros dodói sem discernimento musical, deve valer também para os parceiros das autoridades que forçam a vizinhança a vender a casa para também não adoecer a cabeca ao ouvir que “eles estão ali”.
Silêncio já, Ilhéus!
Por todos e para todos!
A prefeitura de Ilhéus está desqualificada pra administrar música de paredões. Não sabe a tabela de decibéis. Os paredões poderiam ter salvo o carnaval de Ilhéus. A maior falta de compromisso e vergonha que já se viu. Ilhéus está se tornando uma cidade “fantasma” . As coisas acontecem de acordo com o gosto do edil . Já pensou se copiassemos seus gostos e vícios.
Resumindo, se for conveniente pra prefeitura tá ok. Por que no entitulado carnaval cultural na avenida tava um p***iro de música de baixaria carregando tais nomes políticos, estourando o ouvido de todo mundo.
Bom dia!
Espero que este número de celular esteja sempre ligado para que possamos pedir socorro para nossos ouvidos quando for necessário.
Apoio está atitude e tomara que se cumpra!
Existe uma lei chamada lei do silêncio e respeito aos vizinhos .
Me falaram que em Ilhéus BA é probido proibir!
Absurdo,pois a cidade é linda demais !
Tentei ligar ligar nesse número e diz que o número está incorreto. Eu moro no Km 25 e o problema aqui são as obras em qualquer dia da semana começando os barulhos entre 6h e 8h da manhã incluindo sábado, domingo e feriado. pedir gentilmente aos vizinhos só piorou, começaram a implicar. E além disso tem os donos de cachorros BRAVOS que deixam eles soltou e já atacaram várias pessoas. As autoridades não fazem nada.