A Prefeitura de Ilhéus está redobrando os esforços na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela. A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que as equipes de agentes de endemias estão em ação diária, concentrando esforços nos bairros com maiores índices de infestação. Contudo, o combate exige a colaboração de todos os cidadãos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VIEP), Ilhéus apresenta um Índice de Infestação Predial (IIP) preocupante, alcançando 4,5%. Esse dado acende o sinal de alerta na cidade, já que localidades com índices superiores a 4% estão em risco iminente de surtos dessas doenças, algumas das quais podem ser fatais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Roberto Reis, coordenador de Endemias, destaca a necessidade de uma ação conjunta entre poder público e população: “Os quintais das residências são locais propícios para a proliferação do mosquito. É essencial que façamos a nossa parte, seguindo todas as orientações dos profissionais”. O VIEP identificou áreas em situação de alerta, incluindo Alto do Coqueiro, Malhado, Teotônio Vilela, Fundão, Gamboa e Salobrinho.
Os moradores dessas regiões são instados a cobrir tanques e tonéis, evitando o acúmulo de recipientes como garrafas, copos descartáveis, latas e pneus, que podem se tornar criadouros do mosquito. Além das ações preventivas, a população pode contribuir denunciando possíveis criadouros do Aedes aegypti em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas críticas.
Para isso, foi disponibilizado o Disque-dengue, através do número (73) 3234-2040, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A prevenção é a chave e a participação ativa da comunidade é o melhor caminho para um ambiente mais seguro e saudável.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.