Foto de autoria de Ian

A parceria público privada entre a Prefeitura e Aero Shake, com execução da Solubahia, estão revitalizando a Praça Misael Tavares e trouxeram a antiga “Maria Fumaça” no bairro Cidade Nova em Ilhéus. 

E fez ressurgir através da empresa Solubahia, a icônica Locomotiva 12, conhecida como Maria Fumaça, que já foi devolvida à praça de Ilhéus, com inauguração prevista para este mês de dezembro. Após décadas de abandono, a comunidade se uniu para resgatar esse símbolo da herança ferroviária local.

Foto de autoria de Ian

Adquirida pela prefeitura de Curitiba nos anos 90 e desmontada para um projeto distante, a Maria Fumaça enfrentou desafios jurídicos e controvérsias. No entanto, liderados pelo secretário de Cultura, Magela, e um empresário local, esforços de reforma estão em andamento para celebrar não apenas uma locomotiva restaurada, mas a vitalidade cultural e a resiliência da comunidade de Ilhéus.

Foto de autoria de Clóvis Lunardi – fotógrafo.

Em 2019, foi feita uma petição pública solicitando ao gestor municipal a “Restauração e Reinstalação da Maria Fumaça 12 em Praça Pública de Ilhéus”. A Locomotiva é um monumento de valor histórico inestimável, contudo, esta joia ferroviária encontra-se em petição de miséria, desprezada e condenada à indigna memória, desintegra-se reduzida a ferro velho retorcido feito carcaça, dizia iniciais da petição. Num total de 801 pessoas assinaram a petição. 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *