Na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura de Ilhéus promoveu audiência pública para o Protocolo de Contingência da Proteção Social Básica, Média, Alta Complexidade e Habitação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no qual estão elencadas as medidas para o enfrentamento da Emergência e Calamidade Pública decorrente das intempéries naturais que frequentemente vêm atingindo o município.
O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe. Na ocasião, a Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) apresentaram seus respectivos protocolos. O objetivo é assegurar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco ou vulnerabilidade social, que se encontram em situação de emergência e calamidade pública, de forma a reduzir os impactos gerados pelas fortes chuvas.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Estiveram presentes no evento o titular da SPS, Rubenilton Silva; os secretários Eduardo Nora (Saúde); Eliane Oliveira (Educação) e Mozart Aragão (Casa Civil), representando o prefeito Mário Alexandre; o tenente-coronel Admilson, Subcomandante do CRBM / SUL; o Suboficial José Marcos dos Santos Teixeira, representando a Marinha do Brasil; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Jacks Rodrigues Santos; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Evangelista e Marielle Asseff, representando o Grupo Amigos Solidários de Ilhéus.
Rubenilton Silva ressaltou a importância da iniciativa. “Visamos sair da audiência com o Protocolo de Contingência de Calamidade das Chuvas formalizado. Sofremos por três anos consecutivos com as fortes chuvas na região. Então, a partir de agora Ilhéus vai ter o seu próprio protocolo. Nas situações de emergência, juntamente com as entidades do terceiro setor e organizações. A pedido do prefeito Mário Alexandre, futuramente teremos o Plano Municipal de Situação de Calamidade Pública”.
O protocolo será aplicado em todo território municipal, respeitando a especificidade de cada área de abrangência. O objetivo é mitigar as consequências das intempéries naturais para a população mais afetada, definir ações emergenciais de gestão e ofertas da Assistência Social diante da calamidade pública, bem como intensificar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.
O Protocolo de Contingência dos Períodos Chuvosos da SPS e Combate à Pobreza e Defesa Civil agora será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e CMDCA. Logo após segue para publicação no Diário Oficial.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.