Foto: Joá Souza/GOVBA

A 26° Policlínica Regional de Saúde foi inaugurada nesta segunda-feira (11), em Ilhéus, no litoral sul do estado, pelo governador Jerônimo Rodrigues. Localizada na Rodovia Jorge Amado, a unidade oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. A policlínica também atenderá aos moradores das cidades de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca através do Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau. O investimento feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) foi de R$ 37,8 milhões, entre obra física e equipamentos. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“Esta policlínica é para que nenhum baiano ou baiana dessa região precise padecer, em um momento posterior, por não ter feito um exame importante, e quando for fazer, já seja tarde demais. Faremos uma campanha, com as prefeituras, com os veículos de comunicação, para que esta policlínica não fique nem um dia nenhum sem o atendimento necessário, fazendo uma antecipação de tratamentos, e salvando vidas. Essa é a nossa obrigação”, garantiu o governador, que revelou também que cadastrou mais sete policlínicas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para completar a cobertura no estado.

Conforme Jerônimo, atualmente, as policlínicas recebem repasse do Governo Federal e que o custeio da unidade de Ilhéus segue o modo de gestão das demais: partilhado entre o Governo do Estado e os municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo. O Estado é responsável por 50% do custeio da operação, e os outros 50% são financiados pelos municípios consorciados. O governador também fez entregas para garantir o transporte dos pacientes da policlínica, com seis microônibus e seis vans. Foram entregues ainda duas ambulâncias, uma para o Hospital Regional Costa do Cacau e a outra para município de Ilhéus.

Atendimento em rede

A secretária da saúde, Roberta Santana, explicou que a Policlínica de Ilhéus é a quarta da macrorregião sul, que tem unidades em Valença, Jequié e Itabuna. “A nossa expectativa aqui é que 370 mil pessoas sejam atendidas [nos 10 municípios consorciados]. O que a gente traz aqui são consultas especializadas, aparelho de tomografia de ponta, como o primeiro equipamento de raio-X digital que a gente entrega no interior do estado, nas nossas policlínicas. A gente está trazendo inovação”, afirmou a secretária.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A nova policlínica oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia. A unidade também conta com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia. Ao todo, a unidade conta com 104 profissionais.

As Policlínicas Regionais de Saúde estão espalhadas por toda a Bahia e contemplam 408 municípios. Juntas, as unidades assistem a mais de 13,9 milhões de habitantes, o que representa 97% da população baiana. Desde novembro de 2017, quando foi inaugurada a primeira Policlínica Regional de Saúde, já foram realizados 5,3 milhões de exames e consultas e 3.219.985 exames e procedimentos. As Policlínicas não são unidades de atendimento com portas abertas. Todas as consultas e exames são feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.

As outras 24 policlínicas já em funcionamento estão instaladas nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, além de Salvador, que possui duas policlínicas funcionando, nos bairros de Narandiba e Escada.

Mais saúde

Foto: Joá Souza/GOVBA

No povoado Banco da Vitória, o governador inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo III que vai beneficiar cerca de seis mil habitantes da região com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacina e de curativos. Para construir e equipar a UBS, que passa para gestão do município, o Governo do Estado investiu R$ 5,6 milhões. “A UBS está pronta para ser utilizada e vai nos ajudar muito na retaguarda do atendimento aos pacientes com classificação azuis e verdes [não urgentes e pouco urgentes]”, acrescentou a secretária Roberta.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *