Os meses de agosto, setembro e outubro deste ano foram os mais seco dos últimos dez anos em Ilhéus. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O recorde histórico é por conta do baixo/ausência no volume de chuvas desde julho e o mês de novembro, tradicionalmente chuvoso em Ilhéus, deve seguir mesmo percentual muito abaixo do normal.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Das chuvas na cidade os acumulados máximos mensais não passam de 25 milímetros. Já nas demais áreas da região sul da Bahia, o máximo registrado foi de 50 milímetros acumulados, no extremo sul. Esse resultado está muito abaixo da média esperada para outubro, que era esperado pelo menos 90 milímetros.
No geral, oito estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam neste ano a pior seca desde 1980 por causa da falta de chuvas: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe.
Os dados são do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, e foram compilados a pedido do g1. Eles levam em conta os registros de volume de chuva (em milímetros) de toda a sua base histórica, que teve início em 1980.
A falta severa de chuvas agrava a situação dos rios da região, que enfrentam uma seca persistente, com consequências para a população local, como desabastecimento de comida e água e prejuízos à navegação. O cenário tem relação com o El Niño atípico e como aquecimento global.
Veja mapa abaixo:

Ilhéus foi inserido em outubro no mapa com recorde de seca veja abaixo:

Em 05 de outubro, fomos lá visualizar a represa do Iguape e estava bem abastecida, veja abaixo:

Em 30 de outubro, um encarregado do ILHÉUS.NET foi até a represa do Iguape para verificar a situação, onde a mesma já apresenta bons níveis de armazenamento de água, mas em processo de diminuição. Veja abaixo:


Em 31 de outubro, foi gravado um vídeo pelo canal de Tony na Trilha Ilhéus, a qual mostra já pouco agravamento e a segurança hídrica. Assista:
httpv://www.youtube.com/watch?v=IrS–N9rRjc
Assim, foi verificado que ainda há bons níveis para captação de água. O local além de abastecer a cidade, é um parque importante para a preservação da fauna e da flora da Mata Atlântica, sendo um importante refúgio da avifauna brasileira, além da prestar um papel importante na preservação do manancial da Represa do Iguape.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.