Apenas 2 praias estão impróprias para banho em Ilhéus neste fim de semana, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). [Veja no final]

Em todo o estado, levando em conta os pontos monitorados pelo órgão, 10 localidades devem ser evitados, incluindo os pontos na capital baiana. 

O resultado do levantamento leva em conta a análise do Boletim de Balneabilidade do Inema, que analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Foi adotada a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição.

A E. coli, como é conhecida, é uma bactéria muito presente em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como:

Derramamento de óleo;

Extravasamento de esgoto;

Ocorrência de maré vermelha;

Floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos;

Surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000)

Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho:

SALVADOR

Periperi – (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea)

Boca do Rio – (Em frente ao posto Salva Vidas)

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Madre de Deus (Sob a ponte em Madre de Deus)

Bom Jesus dos Pobres (Em frente à barraca de praia Joia Rara)

Pedras Altas (Em frente às barracas de praia)

Gameleira (Em frente à Cruz da Gameleira)

COSTA DO CACAU – ILHÉUS 

Marciano (Próximo ao Bar Litrão)

Malhado– (Próximo à escultura da sereia)

COSTA DOS COQUEIROS – LITORAL NORTE

Imbassaí – (Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí)

Rio Pojuca – (Na Barra)

::Publicidade
Compartilhar Post:

2 thoughts on “Ilhéus tem apenas 2 praias impróprias para banho no fim de semana

  1. Engraçado…, as praias do sul, principalmente a área que vai até o cururupe tem mais de vinte esgotos saindo nas praias, mais ninguém nunca fala. Hoje a praia do sul é o local que
    tem mais esgoto na cidade.
    Então, credibilidade zero.

    1. É verdade. Inclusive eu sempre acompanho etas análises do Inema e sempre aparece a praia do sul na lista. Agora não mais, e o engraçado é que os pontoa de esgoto ainda estao nos mesmos lugares. Pq será??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *