Duas estudantes e duas professoras da rede municipal de Ilhéus foram premiadas no concurso do Programa Despertar 2023. O evento aconteceu na última quinta-feira (16), no Centro de Convenções, em Salvador, e reuniu estudantes e professores de outras 67 cidades baianas.

Ilhéus se destacou entre os 10 municípios classificados no evento com o envio de produções em todos os segmentos: Desenho, Notícias, Vídeo, Site e Sequência Didática. A diretora pedagógica Cristiane Venturini acompanhou a equipe.

Durante a cerimônia, as estudantes Hanielly Fernandes de Jesus (8° ano), matriculada na Escola Municipal Nossa Senhora das Neves, Jaiane Soares Brito (9° ano), matriculada na Escola Municipal Santo Antônio, e a professora Larissa Silva de Oliveira, lotada na Escola Municipal de Pimenteira, foram premiadas nas categorias: Sequência Didática e Vídeo, respectivamente. As alunas e a professora tiveram suas produções escolhidas entre centenas de trabalhos enviados de todo o estado.

As ações voltadas para os alunos do campo integram a iniciativa da gestão do prefeito Mário Alexandre, que busca incentivar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, bem como fortalecer o trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação (Seduc). Coordenadora do Campo, a professora Leila Tito teve o seu trabalho reconhecido e premiado na categoria Site. Ilhéus foi contemplada com a vestimenta da personagem Flor, integrante da Turma do Despertar, e as estudantes foram agraciadas com smartphones.

O momento festivo para a Educação, inserido na Feira de Inovação, Tecnologia Agropecuária e Geração de Negócios (E-AGRO), reuniu os maiores especialistas do país, com a sua segunda edição acontecendo na capital baiana.

A professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, parabenizou os profissionais da Educação, enaltecendo a capacidade dos mesmos de “levar o conhecimento a cada aluno, com realidades diferentes e dentro desse contexto saber extrair o que há de melhor para a vida. A nossa gestão faz isso, se empenha em proporcionar oportunidades únicas para que os alunos demonstrem todo o seu potencial”.

Implantado em abril de 2005, o Programa Despertar faz parte da Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-BA). Através do Concurso do Despertar, a entidade visa apresentar as ações exitosas desenvolvidas por estudantes e professores das Escolas do Campo, em parceria com sindicatos dos produtores rurais e prefeituras. Ademais, o programa objetiva promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

Sob o tema “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”, a edição deste ano cumpre mais uma vez o seu papel de promoção social, ao abordar um tema transversal para o debate em 68 municípios da Bahia, 990 escolas, 5.356 professores/ coordenadores/ diretores e 95.376 estudantes, além de alcançar de forma indireta mais de 300 mil habitantes do meio rural.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *