Durante reunião com representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul da Bahia (CDS-LS), a Prefeitura de Ilhéus dialogou sobre ações voltadas para a solução de um problema recorrente após períodos de chuvas intensas: o aparecimento de baronesas nas praias do município.

O encontro aconteceu na última quinta-feira (26) e contou com a presença do titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), João Aquino, do coordenador do setor de Limpeza de Praias, Job Albuquerque, do professor em Direito Ambiental da UESC, Guilhardes Júnior, e do secretário-executivo do CDS-LS, Luciano Veiga.

Conforme João Aquino, o trabalho antecede o período de alta temporada, em que as praias recebem um fluxo maior de pessoas. “A participação ativa dos municípios é crucial para que possamos fazer o controle desta situação, com investimentos periódicos na remoção da planta e limpeza dos afluentes que deságuam no Rio Cachoeira”, explicou.

A baronesa possui grande potencial invasor e se desenvolve em ambientes com alto nível de poluição. Além do impacto visual, a proliferação da planta aquática afeta o habitat de outros animais. O titular da Secsurb informou que uma nova reunião está prevista para a próxima terça-feira (31), com a presença de Adson Franco, do Grupo Meu Cachoeira,

No mês de março, No mês de março, o prefeito Mário Alexandre participou do seminário ‘Cachoeira, nosso Rio Vivo’. O encontro discutiu ações conjuntas, a fim de mobilizar os municípios da região com foco na recuperação da Bacia Hidrográfica. Na ocasião, a Ramboll Brasil apresentou pesquisas e o diagnóstico ambiental.

Os estudos são norteadores de todo o processo de revitalização e o trabalho envolve uma atuação permanente para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. A Bacia do Rio Cachoeira abrange uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *