A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que neste ano serão unidas com a finalidade de atingir o maior número de munícipes. O Outubro Rosa visa conscientizar e orientar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito por meio do autoexame e mamografias periódicas ofertadas nas unidades de saúde.

O Novembro Azul, por sua vez, objetiva alertar os homens sobre a importância dos exames regulares de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina.

As ações serão realizadas com apoio das secretarias de Políticas para Mulheres (SPM), Serviços Urbanos e da Superintendência de Comunicação Social.

“Um mês importante de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. A prevenção acontece todos os dias, mas a conscientização ganha força em outubro. Por isso, nós vamos preparar, no dia 20 de outubro, uma grande ação, onde estaremos ofertando diversos exames para as mulheres”, disse Carla Serafim, titular da SPM.

Em outra frente, o Centro Histórico ganhará iluminação cor de rosa como forma de chamar a atenção para a importância do autocuidado e prevenção do câncer. A campanha conta com diversos serviços, que incluem distribuição de material educativo, palestras, exames preventivos, entre outros.

Mega ação do Outubro Rosa

A Sesau informa que no dia 20 de outubro, a partir das 8h, acontecerá uma mega ação no Centro de Convenções de Ilhéus como parte da campanha. Serão ofertados os seguintes serviços e especialidades:

– Preventivo; Eletrocardiograma (ECG); Mamografia; Ultrassonografia de Mama; da Tireoide e Transvaginal; Teste Rápido; Multivacinação; Educação em Saúde: Saúde da Mulher e atendimento médico; consulta com Cardiologista; Ginecologista; Mastologista e Oftalmologista.

Para ter acesso, as mulheres devem apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência, além da solicitação médica para os exames de Mamografia, Ultrassonografia e Eletrocardiograma, bem como a caderneta de vacinação.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a mamografia anual a partir dos 30 anos ou 10 anos antes do caso de câncer na família, porém nunca antes dos 25 anos. Para mulheres sem histórico familiar, o exame é preconizado entre 50 e 69 anos.

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *