Movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, a fim de mobilizar a sociedade e compartilhar informações com foco na redução da incidência e da mortalidade pela doença. Pensando em levar serviços de saúde mental às mulheres em situação de vulnerabilidade, a Clínica PERFIL, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizará no dia 28 de outubro, das 8h às 13h, a “Ação Perfil Rosa: Pela Saúde da Mulher”, na Avenida Soares Lopes.

As atividades incluem atendimento em diversas especialidades: Atendimento Clínico e realização de exames; Cardiologista; Identificação de Diabetes; Dentista (limpeza, aplicação de flúor); aferimento de pressão; Oftalmologista; Nutricionista; Momento beleza (limpeza de pele, corte de cabelo, massagem); Fisioterapia; Neurologia; Ginecologista; Mamografia; Preventivo; Psicólogo; Psiquiatra e Análises Clínicas – Laboratório.

“Acreditamos que uma cidade está bem, quando seu povo está saudável e motivado. Nessa perspectiva, usaremos o mês de Outubro, mês da conscientização sobre o câncer de mama, para presentear a essas mulheres, com serviços prestados por profissionais capacitados e equipados com a mais moderna tecnologia médica e da psicologia motivacional”, explicou Lília Viana, uma das organizadoras da iniciativa.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2022, foram estimados 66.280 casos novos. Nesse contexto, o Outubro Rosa é essencial para dar destaque às ações. O trabalho também é coordenado pela Drª. Andréa Grigório e o Dr. Gentil Neto.

A titular da SPM, Carla Serafim, frisou a relevância social do projeto, que está aberto à inclusão de parceiros e instituições. “Queremos promover maior acesso aos serviços. Então, a campanha não está focada apenas no diagnóstico, mas estamos agregando atividades ligadas à saúde feminina, autocuidado e autoestima. A prefeitura tem apoiado esse trabalho integrado para fortalecer diversas campanhas no município”.

Programação

Ação Perfil Rosa: Pela Saúde da Mulher

Público-alvo: Mulheres

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *