Movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, a fim de mobilizar a sociedade e compartilhar informações com foco na redução da incidência e da mortalidade pela doença. Pensando em levar serviços de saúde mental às mulheres em situação de vulnerabilidade, a Clínica PERFIL, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizará no dia 28 de outubro, das 8h às 13h, a “Ação Perfil Rosa: Pela Saúde da Mulher”, na Avenida Soares Lopes.
As atividades incluem atendimento em diversas especialidades: Atendimento Clínico e realização de exames; Cardiologista; Identificação de Diabetes; Dentista (limpeza, aplicação de flúor); aferimento de pressão; Oftalmologista; Nutricionista; Momento beleza (limpeza de pele, corte de cabelo, massagem); Fisioterapia; Neurologia; Ginecologista; Mamografia; Preventivo; Psicólogo; Psiquiatra e Análises Clínicas – Laboratório.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Acreditamos que uma cidade está bem, quando seu povo está saudável e motivado. Nessa perspectiva, usaremos o mês de Outubro, mês da conscientização sobre o câncer de mama, para presentear a essas mulheres, com serviços prestados por profissionais capacitados e equipados com a mais moderna tecnologia médica e da psicologia motivacional”, explicou Lília Viana, uma das organizadoras da iniciativa.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2022, foram estimados 66.280 casos novos. Nesse contexto, o Outubro Rosa é essencial para dar destaque às ações. O trabalho também é coordenado pela Drª. Andréa Grigório e o Dr. Gentil Neto.
A titular da SPM, Carla Serafim, frisou a relevância social do projeto, que está aberto à inclusão de parceiros e instituições. “Queremos promover maior acesso aos serviços. Então, a campanha não está focada apenas no diagnóstico, mas estamos agregando atividades ligadas à saúde feminina, autocuidado e autoestima. A prefeitura tem apoiado esse trabalho integrado para fortalecer diversas campanhas no município”.
Programação
Ação Perfil Rosa: Pela Saúde da Mulher
Público-alvo: Mulheres

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.