Divulgado nesta terça-feira (12), a 2ª edição do Ranking da Transparência dos Municípios do Litoral Sul da Bahia revelou que Ilhéus ocupa a 3ª colocação na avaliação feita pelo Instituto Nossa Ilhéus. O trabalho mede o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) das 26 cidades pertencentes à região. O estudo conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Agência de Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia.

Com 61,9 pontos, Ilhéus obteve nível “bom”, ficando atrás apenas de Itajuípe e Coaraci, que juntas possuem menos de 40 mil habitantes. A cidade de Itabuna, de mesmo porte, contudo, ocupa a 24ª colocação, cujo desempenho foi avaliado como “ruim”.

Segundo o relatório, os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão de Legislação e em Comunicação, Engajamento e Participação que monitoram a existência e publicidade de legislação para prevenir corrupção e também de área destinada a notícias e informações atualizadas, bem como mecanismos de participação social.

Ilhéus e Itajuípe são os únicos municípios, entre os 26, que possuem uma página ou portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos, com lista de membros, contatos e calendário de encontros. Desde 2017, a gestão desenvolve um trabalho que muito tem contribuído para melhorar a qualidade de vida da população, pautado em uma política consistente de transparência, cuja prioridade é a prestação de contas e a consolidação dessas informações.

Clique aqui e confira o ranking.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *