Desde o início da atual administração, em 2017, a Prefeitura de Ilhéus vem trabalhando para garantir uma educação de qualidade e principalmente, que se integre às novas tecnologias e linguagens. Para isso, já implantou uma série de ações e parcerias, que possibilitam aos alunos da rede municipal de ensino, terem acesso à estas tecnologias, proporcionando um ensino mais inclusivo e preparando-os melhor, não apenas para o futuro, como para o dia a dia, que já está imerso nestas estas tecnologias.

Nestes passos, a Prefeitura lança o programa “Ilhéus Conectada”, uma iniciativa que fomenta ações para criar um ambiente escolar preparado para receber conexão de internet de grande alcance. A ideia é, com recursos próprios, levar internet para as escolas de Ilhéus, seja via terrestre ou via rádio, principalmente para as escolas localizadas nos bairros rurais e de difícil acesso, garantindo conectividade para o maior número de alunos da rede municipal.

Além disso, destina aos professores, formações continuadas que possibilitam o diálogo com novos conteúdos educacionais e proporciona aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais digitais, distribuindo em todas as unidades escolares, equipamentos como computadores, impressoras, estruturando laboratórios de informática, universalizando o acesso à internet em todas as unidades de ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), pasta responsável pelo programa, o trabalho teria começado com 20% das escolas municipais da rede equipadas já na primeira semana de ação.

“Integrar a educação ao mundo, conectá-la, é fazer com que nossos alunos acompanhem com a qualidade necessária, às evoluções do mundo tecnológico. Por isso, o nosso compromisso, com o Ilhéus Conectada, é transformar a nossa rede de ensino municipal em um verdadeiro espaço de formação dos alunos, não apenas com o conteúdo da grade curricular, mas também, mas também, formá-los para os desafios que o mundo lá fora os impõem”, disse a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Ilhéus pode-se considerar possuir uma educação municipal conectada. Além da implantação do “Ilhéus Conectada”, o município já faz parte do Iniciativa BNDES Educação Conectada (IEC-BNDES), programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que apoia projetos que promovem o uso de tecnologias digitais no cotidiano pedagógico escolar e na gestão de redes e escolas públicas municipais e estaduais em diferentes regiões do Brasil.

Segundo a Seduc, apenas seis estados brasileiros teriam sido contemplados com este programa, sendo que na Bahia, somente Ilhéus e Lauro de Freitas, formando juntas, o território Bahia Conectada. O IEC-BNDES beneficiou quinze unidades escolares da rede municipal com a formação para gestores, supervisores escolares e professores de língua portuguesa e matemática dos anos iniciais e finais.

As unidades escolares receberam cento e oitenta e quatro Chromebooks, variando de acordo com o porte, permitindo acesso a recursos educacionais digitais aos alunos. A rede municipal de educação de Ilhéus também participa do PIEC (Programa de Inovação Tecnológica do MEC), que tem como objetivos, apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e/ou satélite e, fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Vale ressaltar também, que em 2020, a Prefeitura de Ilhéus assinou convênio com a empresa Positivo Educacional, que teria disponibilizado 3 mil notebooks da marca, já com o sistema APRIMORA instalado, com atividades offline de língua portuguesa e matemática, para facilitar a aprendizagem dos alunos, através de recursos educacionais digitais, além de promover formação para os professores da rede.

Destacando a importância de se investir em tecnologia e trazer cada vez mais programas que auxiliem na melhor formação dos estudantes ilheenses. “Queremos uma Ilhéus voltada para o futuro e o nosso futuro são estes jovens estudantes. Por isso mesmo, a Prefeitura está, desde seus primeiros dias, trabalhando para fortalecer os programas com ações aqui e trazer outros, mais inovadores ainda. A educação de nossos jovens, que estão na rede pública municipal, é uma das prioridades desta administração”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *