Sabrina Triado | Foto: Pedro Monteiro

Com belas apresentações no Kata e embates acirrados nos Kumites, aconteceu, no sábado, 12 de agosto, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, em Ilhéus, o renomado, e aguardado, “Open Estadual de Karatê”. O campeonato distribuiu preciosas pontuações para o ranking da Federação Baiana de Karatê (FBK). Mais de 250, dedicados e disciplinados, atletas, de 37 municípios da região, estiveram presentes.

O evento teve como homenageado, o grande patrono do Karatê brasileiro, Denilson Caribé de Castro. Na solenidade de abertura, o filho de Ilhéus, o Sr. Ubiratan Bezerra – que é faixa preta sétimo DAN, vice-presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e diretor técnico da Federação Baiana de Karatê (FBK) – destacou a importância do evento.

“Destaco a importância deste evento, não somente para ilhéus, mas sim para todas as cidades do extremo sul, sul e sudeste da nossa grande Bahia. Esse evento é o início de uma nova era no karatê baiano. Junto à SUDESB, conseguimos proporcionar esse campeonato de alto nível técnico. E esperamos poder contribuir mais, para as Associações em outras cidades. E fazer o esporte crescer mais e mais.” disse Ubitratan.

Vitoriosa em duas categorias, a baiana Sabrina Triado é filha do catalão Iban Triado, que chegou na Bahia com 40 anos de idade. Foi quando Iban conheceu o Karatê, na academia Temaki, localizada em Itabela, e se tornou faixa preta. Desde de que se tornou faixa preta, começou a treinar sua filha, que hoje é faixa marrom. No ano passado, Sabrina fez parte da seleção baiana no Brasileiro. Neste último sábado, no Open Estadual, venceu uma luta emocionante, com um lindo golpe Ura Mawashi Geri, nos segundos finais.

“Foi incrível competir em Ilhéus. Uma sensação única, o que vivi aqui hoje. Tava perdendo na final sub 21, e tive a oportunidade de virar nos segundos finais. É demais isso! Porque você tem que acreditar na sua luta até o final. O Karatê é demais! Agradeço muito ao meu pai, por me treinar e por me trazer aqui hoje. Ele é tudo na minha vida! Meu maior herói! Sempre dediquei meus títulos a ele, e esse foi especial pelo dia dos pais!” , disse Sabrina Triado.

O grande encontro de karatecas de várias idades e categorias filiados às principais entidades esportivas do Brasil e do mundo, foi uma manifestação do alto nível em que o esporte está, hoje, na Bahia. O torneio contribuiu para selar laços entre os municípios participantes, fomentando a camaradagem e o espírito competitivo saudável.

No quadro geral de medalhas, a equipe vencedora foi a ASKUB de Ilhéus. Seguida da ASKADE, de Vitória da Conquista. Em terceiro, ficou a Kankudai, da cidade de Maracás. E, em quarto, ficou a equipe Jion Santo Antonio, de Santo Antônio de Jesus.

“Esse evento foi um passo muito grande no sentido de retornar o nome de nossa cidade ao topo dos eventos de Karatê. Agradeço todo apoio que recebi das autoridades de ilhéus. Estamos colocando atletas na seleção baiana e, quem sabe, num futuro muito próximo, na seleção brasileira. Ilhéus merece ser bem representada! E hoje, a ASKUB mostrou com essa vitória por equipe, que está de volta ao cenário estadual.” disse Junior Malta, organizador do evento e presidente da ASKUB – que está a caminho de Santiago do Chile, para arbitrar o campeonato Panamericano de karatê que acontecerá de 20 a 29 de agosto.

Ilhéus já foi sede de campeonatos baianos e até de campeonatos brasileiros, na década de 90. Porém, ficou por muitos anos apagado do cenário do Karatê. O resgate da presença significativa da modalidade na cidade, vem acontecendo através do trabalho feito por Igor Baggio, Ubiratan Bezerra e Junior Malta.

ASKUB ILHÉUS –  Fundada em 2018, a  Associação de Karatê Ubiratan Bezerra (ASKUB), tem hoje três sedes de treinamento em Ilhéus. A Academia Raiz, na Sapetinga, zona sul da cidade, o estúdio ADC no bairro da Conquista, com o professor Júnior Malta. E no Jardim Atlântico, com o professor Igor Baggio. 

O Open Estadual de Karatê em Ilhéus foi realizado por Junior Malta, faixa preta terceiro DAN e  árbitro internacional da World Karatê Federation (WKF). O patrocínio foi da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) através da Federação Baiana de Karatê (FBK), com o apoio da prefeitura de Ilhéus junto da Secretaria Especial de Juventude, Esporte e Lazer.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *