O curso de Educação Patrimonial promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), teve sua aula inaugural na última segunda-feira (17), no Museu da Capitania, localizado no Palácio Paranaguá. A capacitação inédita na cidade é voltada aos professores, coordenadores, diretores e funcionários que atuam na rede pública municipal, com abordagem no estudo da história e cultura do município.
“Cultura e Educação estão juntas, caminhando lado a lado. Vamos ampliar a qualidade do ensino e aprendizado dos nossos alunos cada vez mais”, frisou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. O curso possui carga horária total de 80 horas. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificado de conclusão.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme Cristiane Venturin, chefe da Divisão Técnico-Pedagógica da Seduc, o curso vai resgatar vivências. “Acredito que através da educação adquirimos conhecimento, gerando assim, aprendizado para a vida. A capacitação vai resgatar a valorização de locais, edificações, monumentos, objetos e de algum modo, vivências. Esta parceria vai deixar sementes que se multiplicarão”, salientou.
O curso tem o objetivo de estimular nos participantes o desejo de apropriação e pertencimento pelas memórias e patrimônios locais. A formação será dividida em encontros presenciais e virtuais, uma vez por mês, entre abril e novembro. Os educadores terão a oportunidade de trabalhar o assunto em sala de aula e formar novos multiplicadores do tema.
“Quando eu fiquei sabendo do curso eu achei muito interessante, porque a gente vivencia o patrimônio e a cultura de Ilhéus no nosso dia a dia. Para sermos multiplicadores nas escolas, precisamos conhecer a história e cultura local e esse curso chega para somar nesse sentido. Além da capacitação, vamos conhecer a fundo a história, inclusive, muito rica de Ilhéus”, acrescentou Danila Dourado, orientadora escolar e cursista.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.