O curso de Educação Patrimonial promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), teve sua aula inaugural na última segunda-feira (17), no Museu da Capitania, localizado no Palácio Paranaguá. A capacitação inédita na cidade é voltada aos professores, coordenadores, diretores e funcionários que atuam na rede pública municipal, com abordagem no estudo da história e cultura do município.

“Cultura e Educação estão juntas, caminhando lado a lado. Vamos ampliar a qualidade do ensino e aprendizado dos nossos alunos cada vez mais”, frisou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. O curso possui carga horária total de 80 horas. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificado de conclusão.

Conforme Cristiane Venturin, chefe da Divisão Técnico-Pedagógica da Seduc, o curso vai resgatar vivências. “Acredito que através da educação adquirimos conhecimento, gerando assim, aprendizado para a vida. A capacitação vai resgatar a valorização de locais, edificações, monumentos, objetos e de algum modo, vivências. Esta parceria vai deixar sementes que se multiplicarão”, salientou.

O curso tem o objetivo de estimular nos participantes o desejo de apropriação e pertencimento pelas memórias e patrimônios locais. A formação será dividida em encontros presenciais e virtuais, uma vez por mês, entre abril e novembro. Os educadores terão a oportunidade de trabalhar o assunto em sala de aula e formar novos multiplicadores do tema.

“Quando eu fiquei sabendo do curso eu achei muito interessante, porque a gente vivencia o patrimônio e a cultura de Ilhéus no nosso dia a dia. Para sermos multiplicadores nas escolas, precisamos conhecer a história e cultura local e esse curso chega para somar nesse sentido. Além da capacitação, vamos conhecer a fundo a história, inclusive, muito rica de Ilhéus”, acrescentou Danila Dourado, orientadora escolar e cursista.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *