A Prefeitura de Ilhéus disponibiliza a partir desta sexta-feira (31), o agendamento para castração gratuita de cães e gatos. O serviço contempla, exclusivamente, os donos de pets que não possuem condições financeiras para arcar com os custos da cirurgia, a fim de assegurar uma assistência digna e totalmente gratuita para os animais.

Para tal, o tutor precisa atender os seguintes critérios: estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, ser beneficiário de programas sociais, e residir em Ilhéus. A castração terá início no dia 3 de abril e a expectativa é que sejam realizadas 25 cirurgias por semana.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a marcação será realizada todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na entrada do bairro Teotônio Vilela. Cada tutor poderá cadastrar apenas um animal.

Para realização do procedimento, o dono do animal deve apresentar RG; comprovante de residência, cujo imóvel está localizado no município; cartão do SUS e cartão de vacina do animal constando a aplicação da vacina antirrábica no intervalo máximo de um ano.

“Realizamos a reforma completa do espaço, a fim de garantir que as instalações funcionem de forma plena para atender a grande demanda que existe no município. A nossa gestão executa ações pensando no bem-estar social, e para isso vamos intensificar o atendimento no CCZ. A proposta é realizar a esterilização de 100 animais por mês”, explicou André Cezário, titular da Sesau.

A medida visa controlar a superpopulação de animais domésticos em situação de rua, além de prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Os animais precisam ter idade entre seis meses e cinco anos, com exceção de fêmeas gestantes, animais infestados por pulgas ou carrapatos e animais doentes.

O CCZ é um órgão da Secretaria de Saúde responsável por desenvolver ações para controle de agravos e doenças transmitidas por animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, raiva, entre outras que podem levar o ser humano a óbito.

Serviço

Castração gratuita de cães e gatos

Onde? Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus – entrada do bairro Teotônio Vilela (Rodovia Ilhéus / Itabuna)

Quando? às sextas-feiras, das 8h às 12h

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *