Na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), realizou vistoria do trabalho de manutenção corretiva e preventiva do sistema de iluminação pública na BA-001, no entorno da Ponte Jorge Amado. Na ocasião, o Município sugeriu melhorias e soluções para garantir a eficiência do serviço, executado pela Dueto Engenharia, empresa contratada pelo Governo do Estado para realizar reparos nos postes instalados na rodovia.
Conforme o engenheiro Robson Mota, a manutenção engloba 103 postes dispostos ao longo do trecho. A empresa já realizou a manutenção em 44 postes, sendo que 18 também necessitam de soldagem e pintura. A pintura, por sua vez, consiste na aplicação de esmalte sintético direto na ferrugem para recuperação da estrutura metálica.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Ressalta-se que não é uma tinta convencional. O material é indicado exclusivamente para esse fim.
“Tivemos problemas com três postes devido aos fortes ventos e outros dois por conta de acidentes de trânsito, contudo serão substituídos, bem como as luminárias das três praças que fazem parte do viário”, explicou Mota.
A Prefeitura de Ilhéus analisa a possibilidade da elaboração de um laudo a ser encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra Bahia). O documento objetiva catalogar todos os postes no trecho compreendido entre a cabeceira do Aeroporto Jorge Amado até a Catedral de São Sebastião, sinalizando melhorias e recomendando a substituição dos postes e das luminárias, além dos guarda-corpos da ponte estaiada.
Destaca-se que somado aos serviços em questão, a atual gestão requalificou toda a iluminação da Avenida Soares Lopes, em 2018. A obra abrange dois quilômetros de eletroduto, com implantação de cerca de cinco mil metros de cabo; instalação de 77 postes e 139 luminárias de LED.
A modernização proporciona lazer noturno, conforto, mais eficiência em luminosidade e maior durabilidade, o que representa menor custo de manutenção.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.