Cumprindo agenda administrativa em Salvador nesta terça-feira (14), o prefeito Mário Alexandre assinou com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) o contrato de cessão de uso da área do antigo Porto de Ilhéus, localizado na Baía do Pontal. A cerimônia foi realizada no Porto de Aratu e contou com as presenças do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, do vice-governador Geraldo Júnior, do vice-almirante Carlos Autran, diretor-presidente da Codeba, e da deputada estadual Soane Galvão, responsável por articular o encontro.
Por meio do contrato de cessão não onerosa, a população ilheense vai ganhar um novo equipamento para atividades de turismo e lazer. Em contrapartida, o Município vai ceder a área da Concha Acústica e o entorno para ampliação do Porto do Malhado, com o intuito de melhorar o fluxo do terminal e atender os turistas de navios.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Essa revitalização não traz apenas benefícios para Ilhéus, mas fortalece o turismo, gera renda e emprego para toda a região. Começamos com o governador Rui, lutando para conseguir a cessão daquela área tão importante do Centro Histórico, e, agora, com Jerônimo e Geraldinho, vamos dar continuidade e garantir a execução desse projeto grandioso. Mais uma vitória, fruto de muito esforço e dedicação”, declarou Mário Alexandre.
O prefeito frisou que os galpões do cais do antigo porto estavam abandonados há décadas. A busca por alternativas para viabilizar a revitalização da área integra o pacote de melhorias pensado ainda no primeiro ano de governo. Relembre aqui.
Área da Concha Acústica
A iniciativa será executada com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil e do ente estadual. “Vivemos um momento muito difícil com a pandemia e a economia precisa voltar a trazer os bons frutos, e esse é o intuito do Governo do Estado, ao promover a geração de emprego e renda. Esse ato de hoje, destinado para o território de Ilhéus e Itabuna, faz parte de um conjunto de ações inerentes ao desenvolvimento econômico da Bahia”, explicou o vice-governador.
A cessão de uso das áreas 7 e 9 do antigo Porto de Ilhéus tem amparo legal na Lei nº 12.815/2013, que regula a exploração de portos organizados e de instalações portuárias.
Antigo Porto de Ilhéus
“Com a determinação do presidente, de não privatizar as autoridades portuárias, vamos fazer concessões dos serviços portuários com fortes investimentos para poder renovar a nossa fé no brasileiro e nos servidores públicos”, afirmou o ministro Márcio França.
O Município aguarda os trâmites jurídicos da transferência das áreas para dar início às obras. Com a modernização, o espaço será reintegrado à vida da cidade, em uma região estratégica que atende ao programa de desenvolvimento do turismo e do comércio local, além de servir como opção de lazer para toda a população.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.