O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, acolheu pacientes de 110 cidades baianas e de outros estados, segundo balanço divulgado hoje (16) pela unidade, que foi construída no terreno do antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho e inaugurada em dezembro de 2021.
O hospital foi projetado para atender à população de oito municípios da microrregião de saúde de Ilhéus e outros doze da região de Valença, no baixo-sul do estado. Além dos 20 municípios pactuados, o hospital abrigou pacientes de mais 70 cidades de outras regiões da Bahia e de 20 cidades de outros estados da federação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Ainda no ano passado, a maternidade registrou o nascimento de 3.117 bebês, 5.032 internações e 7.065 atendimentos ginecológicos e obstétricos. Também atendeu 230 recém-nascidos na UTI Neonatal da instituição e aplicou 4.706 doses de vacinas. De acordo com a coordenação de Planejamento, Monitoramento e Avaliação dos Indicadores Hospitalares, a cada 100 bebês nascidos na unidade hospitalar, 98 passaram pelos testes de triagem neonatal (pezinho, ouvido, coraçãozinho e linguinha).
Com 105 leitos destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI neonatal, UTI Pediátrica e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, o Materno-Infantil é administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), funciona 24h, tem acesso por demanda espontânea, sendo referenciado por parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do Estado foi de aproximadamente R$ 40 milhões, somando obras e equipamentos.
VISITA GUIADA
Na semana passada, uma visita guiada marcou o encontro de diretores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio com profissionais de comunicação do sul da Bahia. O encontro serviu para a diretora-geral Domilene Borges apresentar os principais resultados obtidos pela unidade em 2022.
“Os números apontam para resultados extremamente significativos, que nos inspiram a construir um ano de 2023 com outros avanços e novas ofertas de serviços que beneficiarão a população regional”, assegurou Domilene. Além da gestora, participaram do encontro a diretora-médica Esther Vilela; o diretor-administrativo Carlos Sena Gomes; a diretora de Enfermagem Sheila Melo; e a diretora de Integração e do Cuidado, Jeanne Oliveira.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.