A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) chama a atenção da população para a guarda do cartão de vacinação, visto que o documento comprova a administração das doses contra a Covid-19, além de constar informações sobre o imunizante utilizado e a data da aplicação, dados cruciais para controle dos vacinados em Ilhéus.
A Sesau ressalta que o cuidado com o cartão de vacinação é de responsabilidade do usuário e deve ser o mesmo dispensado a outros documentos, visto que a sua perda compromete a eficácia e dificulta o serviço prestado pelo Município. Sem a comprovação, a pessoa pode deixar de tomar a dose no prazo correto ou ainda receber nova dose sem necessidade.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A imunização é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e manter o cartão atualizado é primordial para que as equipes de saúde possam acompanhar o histórico de imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Vacinação infantil – A primeira dose da vacina contra a Covid-19 já começou a ser aplicada em crianças a partir dos 6 meses até 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. A imunização da nova faixa etária é realizada com a Pfizer Baby.
O serviço está disponível na UBS Sarah Kubitschek, às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, e na UBS Euler Ázaro, UBS Hernani Sá e CAE III (antigo Sesp), às quartas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, no período da manhã.
Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos mencionados munidos do Cartão do SUS ou CPF e do cartão de vacinação da criança.
Dose adicional – A Prefeitura segue com a aplicação da 5ª dose exclusivamente para imunossuprimidos. Estão aptas a tomar o imunizante pessoas maiores de 18 anos que receberam a 4ª dose há pelo menos quatro meses. O público deve comparecer às unidades de saúde previamente informadas, conforme horário de funcionamento das salas de imunização.
É indispensável a apresentação do documento de identificação com foto e do cartão de vacinação.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.