A reforma de casa exige alguns cuidados relacionados ao cronograma da obra, planejamento financeiro, pesquisa dos materiais e contratação de profissionais qualificados.
Fazer uma reforma não é sinônimo de “dor de cabeça”, com algumas dicas práticas você pode evitar imprevistos ao realizar a reforma da casa.
A primeira dica é sempre começar por um cômodo de cada vez, de modo que, você possa supervisionar a obra e planejar todo o orçamento necessário para concluir o cronograma.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Nos tópicos a seguir, daremos dicas de como reformar a sua casa considerando alguns pontos importantes.
Pense no tamanho da sua obra
O primeiro ponto, é pensar no tamanho da sua obra, considerando se terá modificações estruturais como movimentação de colunas, conserto de rachaduras e entre outros detalhes.
A quantidade de cômodos a serem reformados também é importante, nem sempre é possível reformar todos de uma única vez. Analise qual a urgência e todos os passos da obra.
Às vezes, uma repaginada na decoração promove um ótimo resultado, sem precisar investir muito dinheiro para o projeto.
Faça o planejamento financeiro
Com toda a lista de prioridades para sua reforma, faça o planejamento financeiro de toda a sua obra.
Planeje suas finanças conforme suas possibilidades, utilizando recursos como os créditos imobiliários para reformas de casas que ajudam a pagar os seus custos.
Mesmo com um orçamento apertado, é possível realizar uma reforma, basta fazer uma boa pesquisa dos materiais e demais recursos necessários.
Monte o cronograma para a reforma
Ao montar um cronograma de reforma, você organiza do início ao fim a sua obra, considerando os aspectos mais importantes como planejamento financeiro, tipo de reforma e autorizações necessárias.
Muitos projetos de reformas necessitam de autorizações junto aos órgãos competentes, como prefeituras e bombeiros.
Em um condomínio não se pode mexer na fachada do prédio e nem fazer modificações estruturais, por isso, as reformas são mais superficiais, como mudança de piso e aplicação de gesso no teto.
Pesquise os materiais para a reforma de casa
Para economizar recursos com sua reforma, pesquise os materiais que serão utilizados na reforma de casa.
Faça uma lista de todos os materiais essenciais como argamassa, tintas e selantes para construção civil.
Os valores dos produtos e materiais podem variar conforme um estabelecimento para outro, nem sempre comprar tudo em uma única loja é uma escolha econômica.
Contrate profissionais capacitados
Para uma reforma de casa mais elaborada, contrate profissionais capacitados para execução.
Por exemplo, o levantamento de uma parede exige conhecimento acerca de medidas e habilidades para montagem da estrutura.
O mesmo acontece com a renovação dos pisos no ambiente, um azulejista pode ajudar no processo de assentamento obtendo um melhor resultado.
Em casos de tarefas mais simples como pintura e colocação de papel de parede, você mesmo pode fazer essa reforma e o resultado é uma parede renovada conforme o estilo do espaço.
É importante se concentrar em cada processo da reforma, desde o planejamento até a finalização.
Não se esqueça de cobrir os móveis do ambiente e embalar os artigos decorativos para não danificar durante a reforma.