O Trabalho traz composições com referências baiana, brasileira e africana em temas politizados, pessoais e sociais. O disco chega as plataformas digitais no dia 23 de setembro.
Uma estreia que traz na bagagem 17 anos de estrada, talento, muito suingue e um vozeirão, além de forte posicionamento crítico e social. Laiô mostra sua nova fase como artista com o primeiro disco autoral, batizado com o mesmo nome escolhido pela cantora, produtora e compositora do litoral sul da Bahia Laís Marques para marcar o atual momento na carreira. O lançamento acontece no dia 23 de setembro e estará disponível em todas as plataformas de streaming pelo selo Digital Ruffo.
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O projeto já chega com a chancela de ser um dos selecionados pelo “Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. “Laiô” é um trabalho único, que consegue ser visceral e delicado ao mesmo tempo. Carrega ancestralidade, da Bahia, do nordeste e de Africa, com toques de nostalgia e modernidade, numa união que reflete bem a história da artista.
Conhecida pela versatilidade em transitar com propriedade por ritmos distintos como afrobeat, forró, funk, rock e MPB. A cantora Laiô finca suas raízes na diversidade, com composições pautadas em temas contemporâneos, pessoais e sociais. É esse o berço das oito canções autorais que dialogam entre si com uma narrativa introspectiva, mas amplamente universal. Cartão de visita que representa bem suas origens e referências.
“Entendo que precisava comunicar mais sobre quem sou e o que me atravessa de fato, e por consequência me conectar com quem veste essas mesmas histórias. ´Laiô´ traz o conceito de gemido, lamúria, queixa, lugar de quem laia. Esse nome, representa bem minha obra que é pautada na minha verdade e no sentimento de mulher preta, lésbica, ilheense, que ama e vivencia as nuances em sociedade com o objetivo de seguir resistindo pela arte”, explica, Laiô.
Com composições fortes, o álbum é inteiramente autoral, sendo a canção “Ancestral” uma parceria da artista com Diego Schaun. Os arranjos e produção musical do disco, são de Laiô e Lukas Horus (que também faz as programações e beats) que conta também com as guitarras de Igor Cruz. Excepcionalmente nas canções “Arrudeio” e “Coração” a produção musical é assinada por Rê Freitas e Thainê Calheira respectivamente, artistas que integram este trabalho no formato collab. O disco traz muito da experiência adquirida pela cantora ao longo dos anos no palco, onde se destacou por representar a região sul da Bahia no cenário nacional em diversos festivais de música pelo país.
“Laiô” é um disco vivo, orgânico, que fala sobre os atravessamentos da artista enquanto mulher preta LGBTQIA+, mas não só isso. Consegue abarcar sentimentos diversos e transformá-los em poesia e força. “Acredito que a mistura transversalizada de temas como ancestralidade, autoamor, vulnerabilidade e cura dão a textura que eu queria nesse trabalho, e inclusive representa pra mim, um renascimento, um resurgir”, reforça, a compositora.
Entre as referências da artista estão nomes como Sara Tavares, Flávio Venturini, Luedj Luna, Tuyo, Pedro Pondé, Milton Nascimento, Margareth Menezes, Luciana Mello, Larissa Luz, Elza Soares, Tim Maia, Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa, Ellen Oléria.
Faixa a faixa por Laiô
Lá em Casa – “Canção retrata o processo de separação dos meus pais. Uma história carregada de machismo, toxicidades e um ambiente bem comum na maioria dos lares. Foi um processo muito duro para minha mãe, e por isso me travei por três meses de falar sobre o assunto até que conseguir discorrer toda história em forma de canção, ressaltando a força dela e o orgulho que tenho de ser filha de uma mulher que não desiste de se reinventar. Foi como um desabafo dentro do meu processo de cura também”
Ancestral – “A busca por identidade espiritual me levou ao reconhecimento da minha ancestralidade e o entendimento da minha ligação com as águas doces em revelação do meu orixá. A canção foi uma forma de oferendar a Oxum o meu agradecimento por todos os aprendizados e conforto de seu colo”
Arrudeio – “É um registro de troca de áudios de conversas que relatam falas de pessoas próximas que me impulsionaram a não desistir do disco diante das dificuldades e cenário adverso de produzir ainda em contexto pandêmico com poucos recursos e de maneira independente”
Retinta – “Relato em forma de grito, de uma mulher preta quebrando o silêncio das violências cotidianas e silenciosas que este corpo sofre. Surgiu como recado de resistência após acúmulos de vivências e situações racistas negligenciadas pelo sistema e, também, por pessoas próximas”
Nem Sei – “Nasceu das reverberações que a pandemia trouxe. O medo do futuro, a sensação de não sair do lugar, a visita das dores não curadas, todas as feridas expostas sem perspectiva de mudança, mas um desejo latente de não desistir. É como um pedido pessoal para não se abandonar o barco”
Coração – “Também fruto da pandemia em tempos que as dores tomaram proporções ainda maiores que as reais, surgiu com o desejo de lavar, estancar o corte. É um lamento, o relato de um processo de fim e de todas as feridas que esse caminho trás. Relata a sensação de libertar o grito da dor, pra aliviar o peito e seguir em frente”
Por Dentro – “Todo processo de superação nos leva a lugares desconhecidos, mas nos trazem também o encontro genuíno do amor, o amor-próprio, o entendimento de que por nada vale se deixar. Entendo o surgimento dessa canção como um pedido de desculpas e ao mesmo tempo agradecimento a mim mesma por seguir. Sinto como a chegada de um reconhecimento consciente daquilo que desejo e mereço do amor”
Brisa – “Fala sobre receber um fim sem esperar, da sensação de surpresa e decepção por ver o outro desdizer tudo que sempre afirmou. É a constatação de um sentimento que foi pouco para perdurar. A composição surgiu como desabafo ritmicamente bem-humorado da constatação dos fatos”
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.