20 de fevereiro de 2024

 

Vista da ponte Jorge Amado em Ilhéus Foto Clodoaldo Ribeiro
 Foto Clodoaldo Ribeiro

A Faculdade de Ilhéus vai sediar um evento de apresentação e discussão sobre o processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Ilhéus, no dia 1º de setembro, às 19 horas, no auditório Prof.ª Adélia Melo, na sede da instituição. O painel, que está acontecendo em vários setores da comunidade local, é promovido pelo colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Madre Thaís.

A exposição do Plano Diretor Participativo de Ilhéus é aberta à comunidade acadêmica e também ao público externo. No entanto, o coordenador do colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marco Antônio Edler, ressalta “a importância da participação da comunidade acadêmica na discussão dos destinos de nossa cidade.”

O plano diretor participativo (PDP) é uma lei do município que tem por objetivo garantir aos cidadãos o direito às condições dignas e seguras para viver em seu território, promovendo e induzindo o desenvolvimento com sustentabilidade e resiliência.

Instituído pela Lei nº 3.265/2006, o Plano Diretor Participativo de Ilhéus teve sua revisão iniciada este ano, dividida em duas fases. A primeira consiste na atualização do diagnóstico do município. A segunda realiza o planejamento. Nessa segunda etapa, a participação social é fundamental.

O debate comunitário sobre a revisão do Plano Diretor representa uma oportunidade para que os cidadãos e cidadãs possam opinar diretamente sobre aspectos conceituais e sugerir propostas no âmbito do desenvolvimento urbano, do meio ambiente e também que envolvam comunidades rurais.

No dia 25 de agosto, aconteceu a segunda audiência pública de apresentação do Diagnóstico da Revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Agora, a Faculdade de Ilhéus sediará a discussão sobre o tema, no dia 1º de setembro.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *