O carro fumacê retorna às ruas de Ilhéus a partir desta terça-feira (7). Após solicitação do prefeito Mário Alexandre, o Governo do Estado disponibilizou nove veículos, que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A passagem do fumacê integra o planejamento da gestão para controlar o avanço das doenças em todo território municipal.
Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), as ações de bloqueio químico espacial de Ultra Baixo Volume (UBV) acoplado ao veículo ocorrerão no período da manhã, às 5h, e no período vespertino, a partir das 16h. A Sesau explica que os carros percorrerão ruas e avenidas da cidade, cujo cronograma será definido mediante alinhamento com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O coordenador do setor de Combate às Endemias, Roberto Reis, orienta a população a abrir portas e janelas durante a passagem do carro, contudo, é importante tampar os recipientes que contenham água e alimentos e cobrir bebedouros, aquários, gaiolas e depósitos de água de animais, para melhor eficácia do inseticida dentro do imóvel.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A solicitação foi atendida em momento oportuno, diante do atual cenário do município. Até o dia 27 de maio, Ilhéus já tinha confirmado 38 casos de dengue, 11 de chikungunya e 4 casos de zika.
“Mantemos o sinal de alerta, visto que alguns bairros são mais propícios a ter pontos favoráveis para a proliferação do mosquito. Os agentes de combate às endemias realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos”, explica André Cezário, titular da Sesau.
O setor de Vigilância Epidemiológica (VIEP) aponta alguns bairros que registraram aumento do número de casos de dengue e estão em situação de alerta: Conquista; Jardim Savoia; São Francisco; Pontal; Jardim Atlântico; Boa Vista; Sapetinga; Malhado; Olivença; Nossa Senhora da Vitória; Banco da Vitória; Cidade Nova; Centro; Barra de Itaípe; Ceplus; Nelson Costa e Salobrinho.
A passagem do veículo é ação complementar e não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. A população também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.