A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi homenageada, na noite de segunda-feira (30), com a comenda alusiva aos 180 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA). A cerimônia, realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador, contou a história da gestão colegiada da Educação, que teve início na Bahia a partir da criação do que foi o primeiro Conselho de Educação do Brasil.
A Comenda é destinada às instituições e personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Educação no Estado da Bahia e no Brasil, eleitos e validados na 1169ª sessão plenária do Conselho, realizada no dia 09 de maio de 2022.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Além da Uesc, também receberam a Comenda, o Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Bahia), a Universidade Católica do Salvador (UCSal), Universidade do Estado da Bahia(Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Também foram homenageados (in memoriam) Iracy Silva Picanço; Adeum Hilário Sauer (ex-secretário de Educação da Bahia e ex-professor da Uesc ); Anísio Spínola Teixeira; Edivaldo Machado Boaventura (ex-secretário de Educação); Jônatas Conceição da Silva e Valmir Almeida Sampaio; servidores e colaboradores do Conselho Estadual de Educação.
O reitor da Uesc, professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana, foi escolhido para representar os reitores homenageados na solenidade, destacou que “em pleno século 21, as universidades brasileiras têm que defender a sua própria existência diante de uma situação de negacionismo por uma parcela da população brasileira; parece que a relatividade do tempo pode ser estampada aqui. É preciso sim, defender a educação e ciência para garantirmos a soberania desta nação”.
Alessandro Fernandes ressaltou que “a homenagem do CEE a Uesc é fruto do trabalho de toda comunidade acadêmica ao longo de sua história. É o reconhecimento à dedicação de servidores e servidoras (docentes e técnicos administrativos), discentes e todos àqueles que acreditam nos resultados da ciência em benefício da população em geral”.
CEE Bahia – Criado na Bahia em 25 de maio de 1842, foi o primeiro conselho de educação do país, ainda no Brasil Imperial do Século XIX. Órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado baiano, o Conselho Estadual de Educação estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, presencial ou a distância. Também cabe ao conselho guiar as instituições de ensino superior públicas, bem como habilitar seus cursos.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
1 thought on “Conselho Estadual de Educação homenageia Uesc”