Discutir ações para a implantação da coleta seletiva e melhoria da gestão dos resíduos sólidos foi o objetivo do encontro de representantes da Prefeitura de Ilhéus com profissionais da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, Cooperlínia Ambiental do Brasil e membros da Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa), ocorrido na segunda-feira (11), no auditório do Centro Administrativo da Conquista.

A reunião foi desdobramento da agenda iniciada no ano passado, com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Durante a apresentação, os especialistas destacaram a importância de soluções integradas em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor, que incluem adequação ambiental, jurídica e social do sistema, com foco na melhoria da estrutura, no tratamento e reaproveitamento dos materiais.

“O prefeito Mário Alexandre busca alternativas e apoio de diversos setores para garantir qualidade de vida e promover saúde e bem-estar à nossa população. Esse é mais um compromisso assumido pela atual gestão, que com muito esforço e comprometimento tem trabalhado para gerenciar a destinação de cada resíduo. A criação de uma política de desenvolvimento sustentável representa ganhos para Ilhéus e toda a região sul da Bahia”, ressaltou João Aquino, titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb).

O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, José Victor Pessoa; do diretor-presidente da Cooperlínia Ambiental do Brasil, José Carlos da Silva; do diretor de projetos da Relógika Ambiental, Lucas Silva; além de representantes das secretarias de Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza. Helinah Cardoso, diretora do Projeto ProteGEEr, explica que a segunda etapa do trabalho consiste no processo de assessoria técnica, com o intuito de oferecer à Prefeitura e à sociedade civil o apoio para efetivar ações concretas.

“Por meio da cooperação com a Secretaria Nacional de Saneamento, nosso papel é apoiar o Município na gestão dos resíduos, com foco no encerramento dos lixões, na inclusão dos catadores e na melhoria da coleta seletiva. Estamos com a equipe de consultoria para avaliar a situação e realizar os trabalhos de mobilização”.

A presidente da Coolimpa, Deizemeire da Silva Souza, frisou que a reunião é fundamental para alinhar as ações. “O prefeito Mário Alexandre está dando a oportunidade para que a coleta seletiva seja implantada adequadamente no município. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa causa”. A Coolimpa é a primeira cooperativa de reciclagem de Ilhéus e a única ativa na região.

O ProteGEEr é um projeto de gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservação dos recursos naturais e redução do uso de energia e das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o projeto tem como parceiro político o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *