Discutir ações para a implantação da coleta seletiva e melhoria da gestão dos resíduos sólidos foi o objetivo do encontro de representantes da Prefeitura de Ilhéus com profissionais da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, Cooperlínia Ambiental do Brasil e membros da Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa), ocorrido na segunda-feira (11), no auditório do Centro Administrativo da Conquista.
A reunião foi desdobramento da agenda iniciada no ano passado, com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Durante a apresentação, os especialistas destacaram a importância de soluções integradas em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor, que incluem adequação ambiental, jurídica e social do sistema, com foco na melhoria da estrutura, no tratamento e reaproveitamento dos materiais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“O prefeito Mário Alexandre busca alternativas e apoio de diversos setores para garantir qualidade de vida e promover saúde e bem-estar à nossa população. Esse é mais um compromisso assumido pela atual gestão, que com muito esforço e comprometimento tem trabalhado para gerenciar a destinação de cada resíduo. A criação de uma política de desenvolvimento sustentável representa ganhos para Ilhéus e toda a região sul da Bahia”, ressaltou João Aquino, titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb).
O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, José Victor Pessoa; do diretor-presidente da Cooperlínia Ambiental do Brasil, José Carlos da Silva; do diretor de projetos da Relógika Ambiental, Lucas Silva; além de representantes das secretarias de Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza. Helinah Cardoso, diretora do Projeto ProteGEEr, explica que a segunda etapa do trabalho consiste no processo de assessoria técnica, com o intuito de oferecer à Prefeitura e à sociedade civil o apoio para efetivar ações concretas.
“Por meio da cooperação com a Secretaria Nacional de Saneamento, nosso papel é apoiar o Município na gestão dos resíduos, com foco no encerramento dos lixões, na inclusão dos catadores e na melhoria da coleta seletiva. Estamos com a equipe de consultoria para avaliar a situação e realizar os trabalhos de mobilização”.
A presidente da Coolimpa, Deizemeire da Silva Souza, frisou que a reunião é fundamental para alinhar as ações. “O prefeito Mário Alexandre está dando a oportunidade para que a coleta seletiva seja implantada adequadamente no município. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa causa”. A Coolimpa é a primeira cooperativa de reciclagem de Ilhéus e a única ativa na região.
O ProteGEEr é um projeto de gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservação dos recursos naturais e redução do uso de energia e das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o projeto tem como parceiro político o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.