A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), com apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMSI), realizou a 2ª Conferência de Saúde Mental para discutir a importância da rede de atenção psicossocial na cidade. O evento aconteceu na quinta-feira (7), no auditório da Faculdade de Ilhéus. Com o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência reuniu profissionais da área, trabalhadores da saúde e representantes de diversos segmentos da sociedade.
O titular da Sesau, André Cezário, frisou que a participação dos gestores e da sociedade enriquece o debate e viabiliza propostas, a fim de ampliar as políticas públicas voltadas à área. “Estamos atentos para ouvir a comunidade e garantir um serviço de qualidade, que atenda às demandas apresentadas”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A pauta do encontro avaliou a situação de saúde da população e a estrutura da rede municipal. Conforme o presidente do CMSI, Marcos Lessa, o ambiente é propício para mobilizar a sociedade, bem como debater e formular políticas públicas do SUS no fortalecimento da Rede de Serviços da Atenção Psicossocial.
As palestras foram ministradas pela professora doutora, Rozemere Cardoso de Souza, com abordagem do tema central, “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Os demais assuntos foram divididos em eixos, com a temática “Cuidado em liberdade como garantia de direitos e cidadania”, abordada pela professora mestre Vanessa Thamiris; “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS”, abordada pela enfermeira mestre Viviane Souza.
O último eixo apresentou os temas “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”; e “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante pós-pandemia”, ministrado pela professora doutora Erika Antunes Vasconcelos.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.