20 de fevereiro de 2024

A diretoria do Hospital Vida Memorial vem a público esclarecer fatos ocorridos com o seu contrato nº 031/2019-S, firmado junto à Prefeitura Municipal de Ilhéus visando à execução de ações e serviços de média e/ou alta complexidade ambulatorial e hospitalar em emergência pediátrica 24h, prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde do Município – SUS.

Em setembro/2021, o Governo do Estado emitiu uma portaria informando a implantação dos serviços do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, e que todos os atendimentos da especialidade pediatria seriam concentrados naquela unidade hospitalar. O Hospital Vida Memorial, cujo contrato teria vigência até 05 de janeiro de 2023, e que continua prestando serviços até a presente data, foi informado que mantivesse a “porta de entrada” e encaminhassem os casos de internação e de maior complexidade para a nova unidade de saúde.

Cabe ressaltar que com a implantação do Hospital Materno infantil, a diretoria do Hospital Vida Memorial já havia sinalizado a preocupação do aumento da demanda por serviços em pediatria.

Ocorre que o número de atendimentos duplicou, tendo que o Vida Memorial recorrer ao aumento de plantonistas médicos e equipe de enfermagem para fazer frente à nova ordem instada. Até mesmo fatos lamentáveis de violência contra nossa equipe de assistência ocorreram pelos transtornos ocasionados pelo alto fluxo de atendimentos.

A partir de janeiro/2022, os pagamentos dos serviços efetivamente prestados cessaram, e até mesmo houve a recusa de recebimento da nota fiscal de prestação de serviços do mês de fevereiro/2022, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, sob alegação que o contrato firmado não estaria mais vigente. Esses fatos ensejaram uma grande instabilidade na equipe médica, e que culminou na debandada da escala de plantão de diversos profissionais.

O Hospital Vida Memorial fez diversos alertas aos órgãos competentes informando a grave situação que se avizinhava: não havia posicionamento acerca da garantia de recebimentos dos serviços prestados, além dos fortes rumores que, a qualquer momento, haveria a interrupção dos serviços!

Infelizmente, o problema tomou proporções que fugiram ao controle da diretoria do Hospital Vida Memorial que, contrário à sua vontade, terá que interromper os serviços médicos tão essenciais à população, até segunda ordem, a partir de 30 de março de 2022.

Sem mais para o momento,

Diretoria
Hospital Vida Memorial

Compartilhar Post:

5 thoughts on “HOSPITAL VIDA MEMORIAL EM ILHÉUS VAI PARALISAR OS ATENDIMENTOS DO SUS NESTA QUARTA (30); VEJA NOTA

  1. Falta de cocideraçao com o povo ,eu por ejemplo já tenho 7 meses indo no posto de marcação e nunca tem vaga pra tirar uma utrassonografia da mama e uma do abdômen onde tem hernia pois cirugía pode colocar meu e meil não tenho medo de falar que a secretaria daqui de ilheus não olha nada ,olha que o governo manda verla pra ilheus e onde vai parar

  2. Inaceitável essa situação.
    Isso é o resultado que o povo oferece para eles mesmo, votar em uma pessoa sem compromisso, um explorador de verbas públicas.

    Sem noção, sim, esse tal prefeito de ilhéus é um ser energúmeno.

  3. É lamentável essa situação.E mais uma vez quem sai perdendo somos nós , população que encontrava atendimento rápido no centro,agora terá que se deslocar para um local mais distante e onde se concentra-ra toda a demanda da cidade.

  4. Infelizmente quando o governo do Estado passou a responsabilidade para as prefeituras, o serviço de atendimento só fez piorar.
    Tempo bom quando o SUS era administrado pelo governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *