A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta semana a campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo em Ilhéus. O objetivo da ação é alertar a população sobre a importância da aplicação da tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. Conforme a Sesau, a estratégia contempla crianças a partir de 1 ano e adultos até 59 anos, com foco no público que ainda não tomou as doses previstas no calendário nacional de imunização.
O serviço está disponível nas salas de imunização do município, de acordo com horários específicos. É necessária a apresentação do documento de identificação e do cartão de vacinação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
As unidades de saúde que aplicam o imunizante contra a Covid-19 ofertarão a tríplice viral no turno oposto. A Sesau explica que o ideal é que crianças de 1 ano tenham tomado a 1ª dose; já crianças com 1 ano e 3 meses devem receber a 2ª dose. Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independentemente da idade, que não tenham tomado a vacina, devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias. Adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose do imunizante, caso não tenham se vacinado.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte, sendo uma das maiores causas de óbitos entre crianças não vacinadas. A prevenção é feita por meio da aplicação da vacina.
Procure uma unidade de saúde perto da sua casa. Vacine-se!
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.