Uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai fomentar cursos de qualificação profissional de microempreendedor Individual (MEI), com 500 vagas para Ilhéus em 2022. A iniciativa inclui uma bolsa estudantil para jovens de 18 anos ou mais com ensino fundamental completo, beneficiários do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 16, pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Soane Galvão, e Rubenilton Silva, titular de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), durante reunião para organizar essa linha de oferta do Qualifica Mais Progredir na cidade, com a coordenadora de Polo do Campus Ilhéus do IFBA, Ianna Cerqueira Valiensi. Ao todo, serão 3 ofertas em 2022, sendo a primeira de abril a junho, com cinco turmas.
“Essa qualificação é de grande importância para os nossos jovens e pessoas beneficiárias do Auxílio Brasil, que necessitam adquirir conhecimentos para desenvolver o empreendedorismo, gerar sua própria renda e melhorar de vida. O prefeito Mário Alexandre autorizou a realização desse curso que vai ajudar muito aqueles que têm a vontade de construir uma nova história por meio do microempreendedorismo individual. Vemos essa iniciativa como uma ferramenta para o fomentar o desenvolvimento econômico e social”, declarou a titular da SDE, Soane Galvão.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
As 500 vagas serão distribuídas em 17 turmas em 2022, com trinta estudantes cada turma, e por meio de três ofertas ao longo do ano, sendo a primeira oferta de abril a junho com 5 turmas; a segunda oferta, de julho a setembro com 6 turmas; e a terceira oferta de outubro a dezembro, com 6 turmas. Com duração de 160 horas ao todo, o curso acontecerá por meio de aulas presenciais. A bolsa estudantil será no valor de R$ 3,75 hora/aula, condicionada a frequência e liberação de recursos pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (MEC/SETEC).
De acordo com o secretário Rubenilton Silva, as vagas remanescentes serão ofertadas a pessoas inscritas no CadÚnico com ensino fundamental completo e com mais de 18 anos de idade, inclusive, pela família dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. “Estamos definindo os locais para a oferta dos cursos que serão divulgados em breve e fazendo a triagem por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a mobilização dos alunos que preenchem os requisitos, mediante o lançamento do edital pelo IFBA. Sem dúvidas, uma capacitação que vai fazer a diferença na vida de centenas de pessoas”, destacou.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.