Uma professora de Português do Colégio Estadual Eduardo Catalão foi acusada por alunos após ter feito um relato de teor racista.

Segundo estudantes, a professora afirmou a seguinte história: “gente vou contar uma piada aqui, não me xinguem no final, e a piada era assim, um avião estava para cair, para evitar isso metade das pessoas tinha que pular do avião para as outras não morrerem, aí o comandante perguntou de forma voluntária quem queria se jogar do avião, ninguém quis, então ele foi e disse que a escolha seria em ordem alfabética já que ninguém quer morrer, aí ela começou Letra A, tem algum afrodescendente aqui? Letra B e falou algum nome de uma religião africana que eu me esqueci. Letra C, tem algum crioulo aqui? e disso foi seguindo, onde tinha um pai e um filho no avião que para não morrer disseram ser Zulu que são um povo da áfrica do sul”.

Segundo a estudante, ninguém riu, apenas a professora que fez a piada. Após o ocorrido, alguns alunos se sentiram ofendido, e relatou o ocorrido com a direção da escola.

A professora se pronunciou nas redes sociais, acerca do fato, dizendo que foi inconsequente no que foi dito, mas que estava em um contexto, que estava no contexto de quebra de espectativa, e que contou uma piada considerada racista, mas justificou que contou, porquê se sente muito a vontade com as turmas, e que espera não ter ofendido ninguém, pediu desculpas, mas segundo ela, alcançou seu objetivo, pois foi interpretada de várias maneiras.

Ouça:

 

O espaço está aberto caso a professora e a direção da escola queria se pronunciar.

::Publicidade

Compartilhar Post:

31 thoughts on “ALUNOS ACUSAM PROFESSORA DE RACISMO NO COLÉGIO CATALÃO EM ILHÉUS

  1. Isso é um mal entendido, tanto que no áudio, a pessoa que compartilhou nem colocou o áudio completo. A professora estava dando exemplos de humor negro e afins para nos fazer entender sobre a quebra de expectativas. Essas pessoas que estão fazendo isso com ela são muito idiotas querendo “LACRAR” sendo que ela não quis ofender ninguém, ela ainda desde o começo até o final da aula se desculpou pelas piadas dizendo que não quis ofender nenhuma pessoa.

  2. Ela é uma ótima professora , mas infelizmente os alunos que fizeram isso não enxergam , mesmo ela avisando que seria uma piada com um humor racista antes . No meu ponto de vista esses alunos que supostamente acusaram a professora são irracionais ao ponto de se ofender com uma piada besta

  3. A professora pediu permissão para “fazer uma piada racista” por necessidade de explicar o assunto, pedindo desculpas antes e depois de fazer a “piada”. Esses “alunos” que só vão pra escola por ordem de papai e mamãe, não prestam atenção na aula e começaram com essa acusação sem pé nem cabeça.

  4. tudo fez parte da aula, não houve racismo por pretensão e nem por intenção de atingir ninguém. Os demais estudantes estão revoltados com essa denuncia indevida pois antes da piada a professora esclareceu que fazia parte da aula ” quebra de expectativa ” e ainda perguntou se poderia falar.

    1. Em momento algum a professora foi racista ou teve a intenção de ofender alguém, tudo não passou de uma explicação do assunto abordado no dia em questão, claro que com a autorização dos alunos presentes, onde ela questionou se podia ou não fazer uma “piada” com a intenção de nos ensinar sobre as diferenças de interpretar e compreender, mostrando também a quebra de expectativa, não posso esquecer que no fim da aula ela ainda se desculpou por ter dito a “piada”, mas em momento algum alguém se manifestou por ter achado preconceituoso ou racista, compreendemos que fez parte da aula na intenção de se tornar um exemplo do assunto, ou seja, essa minoria que “se ofendeu” foram pessoas totalmente perdidas, que não prestaram atenção na aula e queriam lacrar em cima de algo que não tem nada a ver.

  5. Eu estudo no Catalão, e a professora Alâne fez a mesma demonstração na minha sala, mediante da aprovação de todos os alunos, avisando sobre o conteúdo das “piadas” com fins didáticos, falando de interpretação, e com o cada aluno entendia a situação. Em momento nenhum a professora Alâne foi desrespeitosa ou preconceituosa, muito menos racista com quaisquer aluno.

  6. É verdade, eu estava lá e vi, vários alunos estão tentando acobertar e são tão podres quanto a professora que achou que seria uma boa ideia contar uma piada dessas

  7. Eu estudo no Catalão , e a professora Alâne fez a mesma demonstração na minha sala , mediante da aprovação de todos os alunos , avisando sobre o conteúdo das “piadas” com fins didáticos , falando de interpretação , e como cada aluno entendia a situação , junto com a quebra de expectativa sobre o assunto da própria matéria. Em momento nenhum a professora Alâne foi desrespeitosa , preconceituosa e muito menos racista com quaisquer alunos.

  8. Ela é uma ótima professora, não queria ofender ninguém e ainda pediu permissão para contar a piada, só queria explicar o assunto melhor para a gente entender e mais nada, o povo que não presta atenção na aula aí fica assim gastando tempo complicando a vida dos outros, imaturos.

  9. Quem conhece a professora Alane , quem já tem muito tempo de convívio com ela no colégioe e até pouco tempo mesmo…Sabe que ela é uma pessoa de coração bom , não iria de forma alguma fazer racismo com alguém. Ela mandou até um áudio se desculpando , porque teve gente que interpretou a fala dela de uma forma errada …

    Nos alunos do 3⁰ ano, não concordamos com essa acusação de racismo !

    1. Eu sou aluna e estava na sala nesse dia, ela de forma nenhuma quis ofender ninguém, ela tem muita intimidade com praticamente todos da sala, esses alunos que foram falar esse absurdo é totalmente sem noção isso tomou uma proporção muito grande esperaram dois dias depois pra virem com esse assunto sendo que se no momento se sentiu ofendido tinha que ter resolvido na hora. Totalmente desnecessário tudo isso! Ela é uma ótima professora é carinhosa com todos, nunca faltou com desrespeito com ninguém da sala, ensina tudo muito bem foi uma das melhores professoras de português que eu já tive em todo minha vida.
      Não concordo nem um pouco com esse absurdo todo.

  10. Isso está totalmente contraditório com o que de fato aconteceu. Eu sou aluna, e em nenhum momento ela quis ser desrespeitosa, muito pelo contrário. Ela é uma excelente professora e ela só falou isso porque estava dentro do contexto do assunto da aula dela, ela nos alertou que seria uma “piada” que poderia ser mal interpretada, mas foi somente um exemplo.

  11. Em momento algum a professora foi racista ou teve a intenção de ofender alguém, tudo não passou de uma explicação do assunto abordado no dia em questão, claro que com a autorização dos alunos presentes, onde ela questionou se podia ou não fazer uma “piada” com a intenção de nos ensinar sobre as diferenças de interpretar e compreender, mostrando também a quebra de expectativa, não posso esquecer que no fim da aula ela ainda se desculpou por ter dito a “piada”, mas em momento algum alguém se manifestou por ter achado preconceituoso ou racista, compreendemos que fez parte da aula na intenção de se tornar um exemplo do assunto, ou seja, essa minoria que “se ofendeu” foram pessoas totalmente perdidas, que não prestaram atenção na aula e queriam lacrar em cima de algo que não tem nada a ver.

  12. Tudo foi explicado antes da professora mencionar as piadas,Ela não foi racista com quem ali estava em momento algum…tudo fez parte do contexto da aula que a prof estava dando

  13. ultimamente a vida ficou muito chata. ninguém tem mais liberdade de expressão! eu particularmente, a admiro muito pela sua inteligência e por ser uma profissional extrovertida onde, além de ensinar, deixa o ambiente leve e agradável c seu jeito de ser.
    e aos ofendidinhos que revejam os seus conceitos.

  14. Absurdo!!!!!! Diante do contexto atual, vem uma professora expressar seu racismo com justificativa pedagógica!!!!??? Por que não usou outro texto??? Por que tem que ser um texto de conotação racista? E ainda afirma que atendeu as espectativas??? Quais? Pura que pariu, cara! Que escrotidão!

  15. ultimamente a vida ficou muito chata. ninguém tem mais liberdade de expressão! eu particularmente, a admiro muito pela sua inteligência e por ser uma profissional extrovertida onde, além de ensinar, deixa o ambiente leve e agradável c seu jeito de ser.
    e aos ofendidinhos que revejam os seus conceitos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *